Bebetecas nas Instituições de Educação Infantil: espaços do livro e da leitura para crianças menores de seis anos / Bebetecas in Early Childhood Education Institutions: book spaces and reading for children under six years

Autores

  • Mônica Correia Baptista Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • María Emilia López Jardim maternal da Faculdade de Direito, Universidade de Buenos Aires.
  • José Simões de Almeida Júnior Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1881

Palavras-chave:

Bebeteca, Educação Infantil, Leitura, Literatura, Mediação

Resumo

Este artigo discute a constituição de um espaço multimodal denominado Bebeteca, a partir de três experiências distintas: em um jardim maternal, localizado em Buenos Aires; como política pública, em um município brasileiro e na Faculdade de Educação de uma Universidade pública brasileira. Aborda-se a concepção de leitura e questões relativas à constituição e uso do acervo, considerando-se as especificidades das crianças de zero a seis anos de idade. Problematizam-se também as mediações a serem efetivadas entre crianças e livros, nas Bebetecas instaladas em instituições de Educação Infantil. A constituição desse espaço deve levar em conta o fato de essas crianças ainda não dominarem convencionalmente a leitura e a escrita e, nem tampouco, terem iniciado, de forma metódica, a aprendizagem do sistema alfabético de escrita. Tais características impõem organização, funcionamento e mediações distintas e comprometidas com as particularidades que marcam a relação das crianças menores de seis anos com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Correia Baptista, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educaçaõ da UFMG. Área de atuação: Educação Infantil, Leitura e Escria na Primeira infância, Políticas Públicas e Educação Infantil.

María Emilia López, Jardim maternal da Faculdade de Direito, Universidade de Buenos Aires.

Diretora do jardim maternal da Faculdade de Direito, Universidade de Buenos Aires. Autora e coordenadora do Programa Leitura e biblioteca na primeira infância (Prêmio Pregonero 2014). Autora e coordenadora do Programa de Formação docente.

José Simões de Almeida Júnior, Universidade de Sorocaba

Professor da Universidade de Sorocaba. Área: Pedagogia do teatro e do espaço teatral, Sociologia do Teatro e Dramaturgia.

Downloads

Publicado

11/04/2017

Como Citar

Baptista, M. C., López, M. E., & de Almeida Júnior, J. S. (2017). Bebetecas nas Instituições de Educação Infantil: espaços do livro e da leitura para crianças menores de seis anos / Bebetecas in Early Childhood Education Institutions: book spaces and reading for children under six years. Educação Em Foco, 19(29), 107–123. https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1881