Bebetecas nas Instituições de Educação Infantil: espaços do livro e da leitura para crianças menores de seis anos / Bebetecas in Early Childhood Education Institutions: book spaces and reading for children under six years
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1881Palavras-chave:
Bebeteca, Educação Infantil, Leitura, Literatura, MediaçãoResumo
Este artigo discute a constituição de um espaço multimodal denominado Bebeteca, a partir de três experiências distintas: em um jardim maternal, localizado em Buenos Aires; como política pública, em um município brasileiro e na Faculdade de Educação de uma Universidade pública brasileira. Aborda-se a concepção de leitura e questões relativas à constituição e uso do acervo, considerando-se as especificidades das crianças de zero a seis anos de idade. Problematizam-se também as mediações a serem efetivadas entre crianças e livros, nas Bebetecas instaladas em instituições de Educação Infantil. A constituição desse espaço deve levar em conta o fato de essas crianças ainda não dominarem convencionalmente a leitura e a escrita e, nem tampouco, terem iniciado, de forma metódica, a aprendizagem do sistema alfabético de escrita. Tais características impõem organização, funcionamento e mediações distintas e comprometidas com as particularidades que marcam a relação das crianças menores de seis anos com o mundo.
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