Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives

Autores

  • Luisa Teixeira Andrade Fae UEMG
  • Maria Lucia Castanheira UFMG - PPGE

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1884

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de História. Sala de aula. Leitura.

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo de uma aula de História acerca da temática do Período Neolítico, extraída do banco de dados gerado pela pesquisa de doutorado, defendida em setembro de 2013, intitulada “Práticas de leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico”, que buscou investigar como a leitura dos textos de História foi socialmente construída em uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da rede pública de Belo Horizonte. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em classe: a Etnografia Interacional. Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa Teixeira Andrade, Fae UEMG

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). É mestre e doutora em Educação pela FaE/UFMG e fez doutorado-sanduiche na University of California, Santa Barbara/USA no departamento de Educação por um ano (nov2011-nov2012). É professora e pesquisadora da Faculdade de Educação e da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais. Foi professora do Departamento de História e Pedagogia da UNIBH do início de 2014 ao final de 2015. Foi professora de Prática de Ensino do Departamento de História da Fafich/UFMG por dois anos e foi Professora Formadora do Curso de Aperfeiçoamento Produção de Materiais Didáticos para a Diversidade FaE/UFMG. É pesquisadora do Polis e Mnemosine: Cidade, Memória e Educação da UEMG. É Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (Labepeh) da UFMG. Tem experiência na área de pesquisa em Educação e investiga principalmente os seguintes temas: ensino-aprendizagem de História, sala de aula, práticas de leitura e linguagem, ensino de História em Museus.

Downloads

Publicado

11/04/2017

Como Citar

Andrade, L. T., & Castanheira, M. L. (2017). Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives. Educação Em Foco, 19(29), 35–60. https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1884