O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations

Autores

  • Aldimara Catarina Delabona Brito Boutin Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1896

Palavras-chave:

Grêmio Estudantil. Participação discente. Emancipação humana. Emancipação Política.

Resumo

A partir de resultados de pesquisa de pós-graduação, o presente artigo apresenta possibilidades e limites para o processo de emancipação de estudantes de comunidades de periferia, a partir da atuação em grêmios estudantis em escolas públicas paranaenses. A coleta de dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas com presidentes de grêmios estudantis de escolas situadas na periferia da cidade de Ponta Grossa – PR. Tendo o materialismo histórico e dialético como pressuposto teórico e metodológico, a autonomia dos estudantes, o processo eletivo, a emancipação política e a emancipação humana constituíram-se em categorias de análise. Ao final, considera-se que os gestores escolares cerceiam a participação dos estudantes junto aos grêmios estudantis, inibindo uma atuação estudantil comprometida com o processo de emancipação.

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Biografia do Autor

Aldimara Catarina Delabona Brito Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

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Publicado

13/12/2018

Como Citar

Boutin, A. C. D. B., & Flach, S. de F. (2018). O processo de emancipação de estudantes de periferia a partir da atuação em grêmios estudantis / The emancipation process of periphery studentes throught their performance in students associations. Educação Em Foco, 21(35), 283–304. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.1896