Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library

Autores

  • Magali dos Reis PPGE PUC Minas
  • Vânia Noronha Alves PPGE PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1909

Palavras-chave:

Biblioteca escola, Biblioteca pública, Leitura, Lazer, Ludicidade

Resumo

Apresentamos, neste artigo, indagações e reflexões que dizem respeito à constituição e ao papel social e cultural da biblioteca na formação das diferentes gerações. Consideramos que é relevante iniciar, desde cedo, as crianças no universo literário, como também é fundamental que as novas gerações percebam a biblioteca como um espaço de lazer, por isso mesmo um espaço lúdico, rico em experiências e descobertas. Compreendemos que a prática de leitura se insere nas manifestações do lazer, uma vez que é, tanto parte do nosso cotidiano, quanto é expressão indissociável da cultura, sendo uma das maneiras, não a única, de adquirir, produzir e organizar nossos conhecimentos. Como procedimentos metodológicos realizamos a revisão bibliográfica e documental, aplicamos um questionário e fizemos entrevistas com gestores de uma biblioteca pública, que consideramos ser bem-sucedida. Compreendemos que é necessário que se construam propostas significativas de movimento e dinamização das atividades das bibliotecas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali dos Reis, PPGE PUC Minas

Doutora e Pós Doutora em Educação, na área de concentração: Sociedade e Cultura, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordena o Núcleo de Pesquisa Social: teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (DGP/CNPq). É membro associada da International Sociological Association (ISA) , da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

Vânia Noronha Alves, PPGE PUC Minas

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Especialista em Lazer e em Educação Física Escolar (1995). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação na PUC Minas, área de concentração "Educação Escolar: políticas e práticas curriculares, cotidiano e cultura", eixo temático - Currículo: Políticas e Práticas: questões e perspectivas do currículo na contemporaneidade: políticas e práticas curriculares; diferenças e multiculturalidade, a sala de aula e a materialização do currículo. Docente do Departamento de Educação, graduação em Pedagogia e do Departamento de Educação Física nas graduações em Licenciatura e Bacharelado, da PUC Minas. Docente em cursos de especialização em Lazer e Educação Física Escolar nas nodalidades presencial e semipresencial. Consultora em Educação Física e Lazer. Publicações sobre temas da educação física, lazer, cultura negra e indígena, políticas educacionais, políticas públicas de esporte e lazer. Pesquisadora da Rede Cedes e do Cnpq.

Downloads

Publicado

11/04/2017

Como Citar

Reis, M. dos, & Alves, V. N. (2017). Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library. Educação Em Foco, 19(29), 215–234. https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1909