Biblioteca escolar na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: avanços e possibilidades / School library in the Municipal Education Network in Belo Horizonte: advances and possibilities

Autores

  • Leila Cristina Barros Prefeitura de Belo Horizonte
  • Carolina Teixeira de Paula Prefeitura de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1931

Palavras-chave:

Programa de bibliotecas escolares, política de leitura, política de bibliotecas, leitura literária

Resumo

O artigo apresenta o Programa de Bibliotecas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH), suas diretrizes e orientações para o trabalho nas bibliotecas escolares municipais. Também aponta e discute avanços e possibilidades de melhoria da política municipal de leitura e bibliotecas, problematizando o papel desse espaço no contexto escolar e as práticas que ali acontecem. Compreendendo que a biblioteca não pode atuar (nem ser entendida) como um organismo à parte, sendo necessário seu alinhamento ao Projeto Político Pedagógico da escola, a dimensão pedagógica da biblioteca é o foco principal das reflexões apresentadas. Nessa perspectiva, a integração da equipe da biblioteca com os demais profissionais da escola, especialmente professores e coordenadores pedagógicos, é vista como condição para a realização de um trabalho de qualidade, de modo que as ações realizadas por meio da biblioteca contribuam efetivamente para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Cristina Barros, Prefeitura de Belo Horizonte

Doutora em Literatura Comparada e Mestre em Literatura Brasileira, pela Faculdade de Letras da UFMG. Professora de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH). De 2009 até a presente data, é uma das coordenadoras do Programa de Bibliotecas da RMEBH.

Carolina Teixeira de Paula, Prefeitura de Belo Horizonte

Mestranda em Educação (Faculdade de Educação da UFMG), pedagoga (UEMG) e bibliotecária (ECI/UFMG) na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH); coordenadora do Programa de Bibliotecas da RMEBH desde 2010.

Downloads

Publicado

11/04/2017

Como Citar

Barros, L. C., & de Paula, C. T. (2017). Biblioteca escolar na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte: avanços e possibilidades / School library in the Municipal Education Network in Belo Horizonte: advances and possibilities. Educação Em Foco, 19(29), 199–214. https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1931