Formação profissional em Minas Gerais - o que dizem os alunos do PEP

Autores

  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira PUC Minas
  • Fernanda Araujo Coutinho Campos CEFET MG
  • Marina Lindaura Maranha Contarine PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.198

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Profissional, PEP

Resumo

Esta investigação teve como objetivo analisar uma Política de Capacitação Profissional, instaurada pela Secretaria de Educação (SEE), do estado de Minas Gerais, tendo como objeto de estudo, o Programa de Educação Profissional (PEP). Esse Programa foi criado por meio do Decreto n. 44.632, de 2007, que dispôs sobre a oferta educação profissionalizante, para formação de nível técnico. Metodologicamente, optou-se pela investigação “Quanti-Quali”, sendo utilizados esses instrumentos de pesquisa: análise documental, questionário, aplicado aos alunos, obtendo-se resposta de 412 estudantes e Grupo Focal realizado com 61 desses sujeitos. Foram investigadas 11 escolas e 8 cursos. Os dados coletados mostraram que o PEP, precisa ter um nível maior de qualidade, tanto no que se refere aos recursos infraestruturais, quanto no que tange, sobretudo, à formação do corpo docente, para que os sujeitos egressos dos seus cursos tenham condições de fazer, de modo competente, suas inserções no setor societário e no mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, PUC Minas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutora pela UNICAMP e pela Universidade do Porto (UP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Autora de livros e artigos em periódicos.

Fernanda Araujo Coutinho Campos, CEFET MG

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em História pela PUC Minas e pós-graduada em Educação a Distância pelo SENAC Minas. Atualmente é professora de História do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET MG) e professora pesquisadora do Centro de Apoio a Educação a Distância (CAED/UFMG).

Marina Lindaura Maranha Contarine, PUC Minas

Mestranda em Educação pela PUC Minas e Bolsista da CAPES. Graduada em Pedagogia pela PUC Minas. Foi Bolsista de Iniciação Científica e Apoio Técnico no Programa de Pós-graduação em Educação dessa Instituição. Autora e co-autora de trabalhos apresentados em eventos acadêmicos e em periódicos científicos.

Downloads

Publicado

16/10/2014

Como Citar

Oliveira, M. A. M., Campos, F. A. C., & Contarine, M. L. M. (2014). Formação profissional em Minas Gerais - o que dizem os alunos do PEP. Educação Em Foco, 18(25), 125–145. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.198