Formação profissional em Minas Gerais - o que dizem os alunos do PEP
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.198Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação Profissional, PEPResumo
Esta investigação teve como objetivo analisar uma Política de Capacitação Profissional, instaurada pela Secretaria de Educação (SEE), do estado de Minas Gerais, tendo como objeto de estudo, o Programa de Educação Profissional (PEP). Esse Programa foi criado por meio do Decreto n. 44.632, de 2007, que dispôs sobre a oferta educação profissionalizante, para formação de nível técnico. Metodologicamente, optou-se pela investigação “Quanti-Quali”, sendo utilizados esses instrumentos de pesquisa: análise documental, questionário, aplicado aos alunos, obtendo-se resposta de 412 estudantes e Grupo Focal realizado com 61 desses sujeitos. Foram investigadas 11 escolas e 8 cursos. Os dados coletados mostraram que o PEP, precisa ter um nível maior de qualidade, tanto no que se refere aos recursos infraestruturais, quanto no que tange, sobretudo, à formação do corpo docente, para que os sujeitos egressos dos seus cursos tenham condições de fazer, de modo competente, suas inserções no setor societário e no mundo do trabalho.
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