Educação ambiental e representações sociais de professoras municipais

Autores

  • Angela Link Saccol Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.211

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Representações Sociais, Ensino Fundamental.

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa que objetivou identificar e analisar as representações sociais de educação ambiental de professores dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais de Pato Branco, Paraná. Participaram do estudo seis docentes de uma escola urbana e seis de uma escola rural. Os dados foram coletados mediante entrevista, aplicação da técnica de hierarquização de evocações e análise de documentos e analisados de acordo a análise de conteúdo. Os resultados indicam que as representações sociais de educação ambiental dos participantes da pesquisa consistem em um conjunto de procedimentos cuja finalidade é desenvolver a consciência dos educandos para o respeito e a preservação do ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Link Saccol, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pedagoga e Especialista em Educação. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco.

Edival Sebastião Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da UTFPR.

Downloads

Publicado

08/05/2013

Como Citar

Saccol, A. L., & Teixeira, E. S. (2013). Educação ambiental e representações sociais de professoras municipais. Educação Em Foco, 15(20), 39–58. https://doi.org/10.24934/eef.v15i20.211