A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica

Autores

  • Tatiane Severgnini da Cruz Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos
  • Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.217

Palavras-chave:

Recursos tecnológicos, Educação básica, Prática docente

Resumo

Os recursos tecnológicos possuem um papel importante em nossas atividades de uma maneira que modificam nossas ações com o intuito de facilitar nossas vidas. Esses equipamentos podem ser definidos como ferramentas feitas pelo homem com o objetivo de melhorar seu cotidiano. Os diversos ambientes sociais são permeados por esses recursos incluindo a escola, que recebe esses equipamentos e junto com eles o desafio de utilizá-los de uma maneira que potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa de natureza documental, com o objetivo de investigar como as teses produzidas no período de 2000 a 2012 em oito Programas de Pós-Graduação do País caracterizam a utilização de recursos tecnológicos por professores da Educação Básica. A investigação nos mostrou, nesse período, cinco trabalhos que trazem questões importantes sobre a temática. Neste trabalho usamos autores como Lüdke e André (1986), Belloni (2009), Kenski (2007), Schlemmer (2010) e outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/11/2013

Como Citar

Cruz, T. S. da, Monteiro, M. I., & Gomes de Oliveira, M. R. (2013). A utilização de recursos tecnológicos por professores das escolas de educação básica. Educação Em Foco, 16(21), 69–89. https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.217