O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily

Autores

  • Luciana Netto Dolci Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Pauline Apolinário Czarneski Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.2196

Palavras-chave:

Teatro na sala de aula, Coletividade, Educação Estética.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender as percepções das crianças com relação à atividade do teatro na sala de aula e evidenciar os aspectos que o teatro proporciona no aprendizado dos alunos. Os sujeitos desta pesquisa são os alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal da cidade do Rio Grande/RS que vivenciaram a construção da peça de teatro coletivamente. A coleta de dados ocorreu durante dez semanas e consistiu em observações, fotografias, entrevista individual e conversa coletiva com os referidos alunos. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da educação estética nas práticas de sala de aula, visto que os alunos melhoram nos aspectos como: na superação da timidez; na construção do trabalho coletivo; no resgate da autoestima e da autoconfiança; na autorreflexão; no saber ter disciplina e organização; na capacidade de sentir-se feliz ao trabalhar com o lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Netto Dolci, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Luciana Netto Dolci é Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Especialização em Metodologia do Ensino e Ação Docente pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Graduação em Letras Português Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande. E-mail: lndolci@hotmail.com

Pauline Apolinário Czarneski, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pauline Apolinário Czarneski é pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande, Licencianda de Letras Português e Espanhol e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Downloads

Publicado

13/12/2018

Como Citar

Dolci, L. N., & Czarneski, P. A. (2018). O teatro na sala de aula: potencialidades do sentido estético no cotidiano escolar / The theater in the classromm: potentialities of the aesthetic sense in the school daily. Educação Em Foco, 21(35), 141–161. https://doi.org/10.24934/eef.v21i35.2196