O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública: a percepção dos profissionais das escolas públicas estaduais de Belo Horizonte

Autores

  • Stella Willians de Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Jussara Maria de Pinho Magalhães Penna Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Elias José Lopes de Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Maria José Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Ofélia de Souza Vieira Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.233

Palavras-chave:

avaliação sistêmica, política educacional, reforma educacional, instituição escolar.

Resumo

Este artigo analisa os resultados da pesquisa “O olhar das escolas públicas estaduais de Minas Gerais para os resultados do SIMAVE”, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais da FaE/UEMG, que trata da centralidade das avaliações sistêmicas no cenário educacional brasileiro e suas implicações para a prática pedagógica dos sujeitos que atuam na escola: diretores, coordenadores e professores. Inicialmente, pretende-se discutir o processo de implementação das avaliações sistêmicas no país a partir do resgate da conjuntura histórica mundial e brasileira. Em seguida, focaliza-se a percepção dos sujeitos envolvidos nas escolas no processo de avaliação do SIMAVE.

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Biografia do Autor

Stella Willians de Carvalho, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora da FaE/UEMG.

Jussara Maria de Pinho Magalhães Penna, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora da FaE/UEMG.

Elias José Lopes de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professor da FaE/UEMG e da Rede Municipal de Belo Horizonte.

Maria José Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora da FaE/UEMG.

Ofélia de Souza Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora da FaE/UEMG.

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Publicado

26/02/2012

Como Citar

de Carvalho, S. W., Penna, J. M. de P. M., de Freitas, E. J. L., Pereira, M. J., & Vieira, O. de S. (2012). O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública: a percepção dos profissionais das escolas públicas estaduais de Belo Horizonte. Educação Em Foco, 14(18), 97–121. https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.233