O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública: a percepção dos profissionais das escolas públicas estaduais de Belo Horizonte

Stella Willians de Carvalho, Jussara Maria de Pinho Magalhães Penna, Elias José Lopes de Freitas, Maria José Pereira, Ofélia de Souza Vieira

Resumo


Este artigo analisa os resultados da pesquisa “O olhar das escolas públicas estaduais de Minas Gerais para os resultados do SIMAVE”, desenvolvida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Educacionais da FaE/UEMG, que trata da centralidade das avaliações sistêmicas no cenário educacional brasileiro e suas implicações para a prática pedagógica dos sujeitos que atuam na escola: diretores, coordenadores e professores. Inicialmente, pretende-se discutir o processo de implementação das avaliações sistêmicas no país a partir do resgate da conjuntura histórica mundial e brasileira. Em seguida, focaliza-se a percepção dos sujeitos envolvidos nas escolas no processo de avaliação do SIMAVE.

Palavras-chave


avaliação sistêmica; política educacional; reforma educacional; instituição escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v14i18.233

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