Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas

Autores

  • Santuza Abras Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Cleder Tadeu Antão da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Luciana Zenha Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Alecir Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.234

Palavras-chave:

Pedagogia, formação docente, TIC.

Resumo

O presente artigo analisa a experiência da Faculdade de Educação da UEMG de Belo Horizonte na implantação de uma proposta de formação de professores e gestores da educação básica, no contexto da inclusão do debate sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em seu curso de Pedagogia. Nesse sentido, são discutidas as ações desenvolvidas pela instituição nos campos do ensino, pesquisa e extensão, em que se destacam os processos de reformulação curricular, a aquisição de infraestrutura tecnológica e a criação de um núcleo de estudos e pesquisas que se notabilizou por ser o ponto culminante do desenvolvimento de uma política efetiva para as áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia na faculdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Santuza Abras, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), professora, pesquisadora, e vice-reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Cleder Tadeu Antão da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG, professor, pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT) da FaE/CBH/UEMG.

Luciana Zenha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora e pesquisadora da FaE/CBH/ UEMG.

Alecir Carvalho, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Design pela Escola de Design da UEMG, professor, pesquisador e sub coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT) da FaE/CBH/UEMG.

Downloads

Publicado

26/02/2012

Como Citar

Abras, S., da Silva, C. T. A., Zenha, L., & Carvalho, A. (2012). Uma proposta de formação docente no contexto da utilização das tecnologias da informação e comunicação no curso de Pedagogia da FaE/CBH/UEMG: linhas e entrelinhas. Educação Em Foco, 14(18), 123–148. https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.234