Uma estratégia de ensino inspirada na Dialética Socrática e na Erística

Autores

  • Elivane Amaral de Souza Assis Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Fábio Wellington Orlando da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.235

Palavras-chave:

ensino de ciências, educação, erística, dialética socrática, pseudociência.

Resumo

Esta pesquisa investiga uma proposta de ensino inspirada nos diálogos socráticos (Dialética) e nos estratagemas de Schopenhauer (Erística), com o objetivo de educar os estudantes para o debate de conceitos científicos e o reconhecimento de argumentos falaciosos encontrados em textos pseudocientíficos na mídia não especializada e no contexto da vida cotidiana. A metodologia de pesquisa usada foi o estudo de caso, por meio de um minicurso ministrado a estudantes de engenharia, com carga horária total de oito horas-aula, divididas em quatro módulos de duas horas-aula cada. Ao fim dessa atividade, os estudantes foram capazes de reconhecer as falhas de argumentação contidas nos textos apresentados, inclusive de áreas distintas das que foram exploradas ao longo das atividades, manifestando também o desejo de prosseguir no aprofundamento desse tipo de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elivane Amaral de Souza Assis, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professora da Faculdade de Educação, campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG). Mestre em Educação Tecnológica, membro do grupo de pesquisa Filosofia da Ciência e da Tecnologia (FICITEC).

Fábio Wellington Orlando da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Doutor em Física, membro do grupo de pesquisa FICITEC.

Downloads

Publicado

26/02/2012

Como Citar

Assis, E. A. de S., & da Silva, F. W. O. (2012). Uma estratégia de ensino inspirada na Dialética Socrática e na Erística. Educação Em Foco, 14(18), 149–167. https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.235