Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?

Autores

  • Antônio de Pádua Nunes Tomasi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET/MG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.239

Palavras-chave:

Formação ao longo da vida, Práticas educativas, Trabalhadores da Construção Civil

Resumo

A Formação ao Longo da Vida porta a ideia do educando como protagonista do seu processo educativo, de aquisição permanente de conhecimentos em todos os níveis da sociedade e de desenvolvimento da pessoa através do acesso ao conhecimento. Assim, nem sempre o que o aluno trabalhador deseja aprender faz parte dos saberes valorizados pelo mercado de trabalho e, quando faz parte, nem sempre ele vai ao encontro desses saberes para atender o mercado. Ainda que ele faça uso dos diplomas e certificados obtidos nos cursos, uma pesquisa realizada com trabalhadores da construção civil sugere que eles estão mais preocupados em compreender o seu fazer cotidiano a partir do acesso a saberes por eles denominados de teóricos. Eles estão interessados, ainda, em adquirir uma linguagem, seja acadêmica, seja técnica, que lhes permita não apenas melhor expor e valorizar os seus conhecimentos, mas também dialogar de igual para igual com os seus superiores.

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Biografia do Autor

Antônio de Pádua Nunes Tomasi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET/MG

Doutor em Sociologia – Paris 7
Resumo da Biografia Professor do curso de Engenharia Elétrica e do mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG.
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica - CEFET-MG Área: Humanidades

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Publicado

25/11/2013

Como Citar

Tomasi, A. de P. N. (2013). Formação ao Longo da Vida (FLV): o que o trabalhador quer aprender?. Educação Em Foco, 16(21), 91–117. https://doi.org/10.24934/eef.v16i21.239