O QUE DIZEM OS PROFESSORES DAS OFICINAS CURRICULARES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL DE CAMPINAS

Autores

  • Regina Carvalho Calvo de Faveri Puc- Campinas
  • Vera Lúcia de Carvalho Machado Puc-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.240

Palavras-chave:

Escola de tempo integral, Ampliação de jornada, Política educacional, Oficinas curriculares, Qualidade educativa.

Resumo

Este trabalho analisa as percepções dos professores das oficinas curriculares de Escolas de Tempo Integral (ETI) em Campinas, Estado de São Paulo no que diz respeito à qualidade educativa. O Projeto ETI foi implementado na rede estadual em 2006, por iniciativa do governo do estado e contou com a publicação das Diretrizes da Escola de Tempo Integral (DETIs), que nortearam a implantação do modelo em unidades que atendiam em tempo parcial e passaram a ter jornada ampliada. A compreensão dos professores sobre a forma de organização das oficinas foi observada como aspecto preponderante no processo de implantação da ETI e foi analisada a partir de pesquisa qualitativa, realizada no ano de 2011 em duas escolas estaduais de tempo integral, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os resultados apontaram para o fato de as percepções desses profissionais sobre a formação docente e a integração da equipe estarem diretamente relacionadas à qualidade educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Carvalho Calvo de Faveri, Puc- Campinas

Graduação em Pedagogia pela UNICAMP com habilitação em magistério dos anos iniciais, administração e supervisão escolar. Psicopedagoga pela UNICAMP. Pós-graduação em Educação Especial pela UNICAMP. Mestrado em Educação pela Puc-Campinas. Professora efetiva da rede municipal de Campinas.

E-mail: reginafaveri@yahoo.com.br

Vera Lúcia de Carvalho Machado, Puc-Campinas

Graduação em Pedagogia pela Puc- Campinas, mestrado em Filosofia pela Puc-Campinas e doutorado em Educação pela UNICAMP. Professora titular da Puc-Campinas. Atua na docência em curso de graduação e atuou em curso de pós-graduação stricto sensu de 2005 a 2012. Experiência na área da Educação com ênfase em Gestão de Unidades Educativas, Formação de Professores e Trabalho Docente. Trabalha com os seguintes temas: educação, ensino superior, ensino fundamental, projeto pedagógico, formação de professores, práticas pedagógicas e história da educação brasileira.

Downloads

Publicado

25/11/2014

Como Citar

Faveri, R. C. C. de, & Machado, V. L. de C. (2014). O QUE DIZEM OS PROFESSORES DAS OFICINAS CURRICULARES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL DE CAMPINAS. Educação Em Foco, 17(24), 199–228. https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.240