O QUE DIZEM OS PROFESSORES DAS OFICINAS CURRICULARES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL DE CAMPINAS
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.240Palavras-chave:
Escola de tempo integral, Ampliação de jornada, Política educacional, Oficinas curriculares, Qualidade educativa.Resumo
Este trabalho analisa as percepções dos professores das oficinas curriculares de Escolas de Tempo Integral (ETI) em Campinas, Estado de São Paulo no que diz respeito à qualidade educativa. O Projeto ETI foi implementado na rede estadual em 2006, por iniciativa do governo do estado e contou com a publicação das Diretrizes da Escola de Tempo Integral (DETIs), que nortearam a implantação do modelo em unidades que atendiam em tempo parcial e passaram a ter jornada ampliada. A compreensão dos professores sobre a forma de organização das oficinas foi observada como aspecto preponderante no processo de implantação da ETI e foi analisada a partir de pesquisa qualitativa, realizada no ano de 2011 em duas escolas estaduais de tempo integral, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os resultados apontaram para o fato de as percepções desses profissionais sobre a formação docente e a integração da equipe estarem diretamente relacionadas à qualidade educativa.
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