Remuneração dos (as) professores (as) da educação básica em Mato Grosso: sua evolução no contexto da lei de carreira e os desafios da valorização do magistério

Autores

  • Josete Maria Cangussú Ribeiro Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Regis Queiroz Gonçalves Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.247

Palavras-chave:

Carreira, classes, coeficientes, níveis, remuneração.

Resumo

ALei Complementar nº 050, de 01 de outubro de 1998, criou a carreira dos Profissionais da Educação Básica no Estado de Mato Grosso. A sua implementação, nesse estado, pode ser auferida a partir do estudo da remuneração docente desde o período de sua criação até os dias atuais. O acompanhamento da evolução da remuneração, definida como subsídio, fixado em parcela única, praticado de acordo com as classes e níveis, elementos estruturantes da carreira, permite conhecer a estrutura e a dinâmica da carreira docente que, além dos (as) professores (as), engloba também os demais profissionais atuantes na Educação Básica. O estudo aqui apresentado refere-se ao cargo de professor (a) e demonstra, a partir de quadros, tabelas e gráficos, os coeficientes e os respectivos valores de subsídios (remuneração) operados para cada classe e o respectivo nível, de acordo com o tempo trabalhado. O nível inicial é base para definição do Piso Salarial, e serve como parâmetro para os demais incrementos inseridos no decorrer da carreira docente.

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Biografia do Autor

Josete Maria Cangussú Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2002). Professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil

Regis Queiroz Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (2006). Professor da Universidade Estadual do Mato Grosso, Brasil

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Publicado

01/10/2012

Como Citar

Ribeiro, J. M. C., & Gonçalves, R. Q. (2012). Remuneração dos (as) professores (as) da educação básica em Mato Grosso: sua evolução no contexto da lei de carreira e os desafios da valorização do magistério. Educação Em Foco, 15(19), 19–32. https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.247