Planos de carreiras da rede estadual de ensino do Paraná e da rede municipal de ensino de Curitiba: um exercício comparativo

Autores

  • Ângelo Ricardo de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Andrea Barbosa Gouveia Universidade Federal do Paraná
  • Diana Cristina de Abreu Universidade Federal do Paraná
  • Gabriela Schneider
  • Juliana Quaresma Gonçalves Ribeiro Universidade Federal do Paraná
  • Marcelo Nogueira de Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.258

Palavras-chave:

Financiamento da Educação, Remuneração de professores, legislação.

Resumo

Compreender as implicações das novas Diretrizes Nacionais da Carreira Docente para ascondições de trabalho e valorização dos profissionais do magistério requer um conhecimento das dinâmicas locais de regulamentação de carreira, pois muitos estados e municípios aprovaram carreiras nos períodos anteriores e estas, certamente, têm identidades próprias que guardam proximidades e estranhamentos à legislação nacional recente. Assim, a proposta, neste artigo, é comparar duas carreiras em vigor no Estado do Paraná: uma, na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, capital do estado, aprovada em 2001; e a outra, em vigor na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, aprovada em 2004. Analisam-se os elementos que definem tipo de admissão/ingresso e acesso à carreira; as formas de progressão/evolução e componentes complementares da remuneração. A análise evidencia certas garantias de qualidade para a carreira dos profissionais, ainda que bastante limitadas por condicionalidades orçamentárias das redes de ensino.

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Biografia do Autor

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná.

Andrea Barbosa Gouveia, Universidade Federal do Paraná

Doutorada em Educação pela Universidade de São Paulo (2008) Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná.

Diana Cristina de Abreu, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda pela Universidade Federal do Paraná

Gabriela Schneider

Professora da educação básica

Juliana Quaresma Gonçalves Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Aluna de IC Universidade Federal do Paraná

Marcelo Nogueira de Souza, Universidade Federal do Paraná

Mestrando pela Universidade Federal do Paraná

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Publicado

01/10/2012

Como Citar

de Souza, Ângelo R., Gouveia, A. B., de Abreu, D. C., Schneider, G., Ribeiro, J. Q. G., & de Souza, M. N. (2012). Planos de carreiras da rede estadual de ensino do Paraná e da rede municipal de ensino de Curitiba: um exercício comparativo. Educação Em Foco, 15(19), 301–330. https://doi.org/10.24934/eef.v15i19.258