Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico / Use of Google maps and Geocaching to learn History: a study with students of the 1st and 2nd cycle of Basic Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.2708

Palavras-chave:

Educação Histórica, Geocaching, Google maps, tecnologia, literacia digital

Resumo

O presente estudo empírico enquadra-se na linha de investigação em cognição histórica e visa analisar a adequação de tecnologias digitais, concretamente o Google maps e o Geocaching, no processo de ensino e aprendizagem da História,  avaliando o impacto destas ferramentas na construção do conhecimento histórico e de competências históricas. O projeto foi desenvolvido com alunos portugueses do 2.º ano (19 alunos de 7 e 8 anos) e do 6.º ano (23 alunos de 11 e 12 anos).   Este estudo permitiu concluir que a exploração do Google maps e o Geocaching são atividades que possibilitam aos alunos, além de uma nova aventura e descoberta, uma melhor compreensão do espaço que os rodeia e assimilação dos conteúdos teóricos através da tecnologia. Estas ferramentas potenciam o desenvolvimento de aprendizagens significativas no âmbito da consciência e do pensamento histórico, promovendo ainda a evolução da literacia digital dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glória Santos Solé, Universidade do Minho

Professora auxiiar da área de Disdática da História, do Departamento de Estudos Integrados, literacia, didática e Supervisão do Instituto de edcuação da Universidade do Minho, Portugal

Downloads

Publicado

20/09/2018

Como Citar

Cunha, C. A., & Solé, G. S. (2018). Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico / Use of Google maps and Geocaching to learn History: a study with students of the 1st and 2nd cycle of Basic Education. Educação Em Foco, 21(34), 193–218. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.2708