Desajustamento temporal da escola? Os novos processos de socialização da Geração Z

Autores

  • Carlos Alexsandro de Carvalho Souza INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS- IFAL

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2728

Palavras-chave:

Geração Z. Tecnologias digitais. Instituição escolar. Socialização.

Resumo

Este trabalho teve o objetivo central de apontar e problematizar, a partir de uma abordagem sociológica, algumas das principais tensões que têm sido representativas das atuais relações entre as instituições escolares e alguns indicadores de mudanças comportamentais de jovens da chamada Geração Z. Procurou-se destacar o descompasso entre a manutenção de alguns discursos tradicionais e o caráter institucional da escola e os variados e inéditos estímulos que passaram a condicionar os comportamentos de uma geração de jovens que impõe às escolas novos desafios em relação à sua função social, suas práticas pedagógicas e, sobremaneira, sua relação com outros espaços de socialização. Este estudo concluiu que, diante disso, existem descompassos entre um recorte geracional, suas expectativas, visões de mundo e demandas, considerando, sobretudo, como a literatura especializada delineia-o e a instituição escolar, que se depara com a necessidade de repensar suas práticas e seu lugar nas sociedades contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexsandro de Carvalho Souza, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS- IFAL

Mestre em Sociologia (UFAL, 2016). Graduado em Ciências Sociais (UFAL, 2014). Professor efetivo de Sociologia do Instituto Federal de Alagoas. Professor de Sociologia da educação da pós-graduação em Linguagens e Práticas Sociais (IFAL)

Downloads

Publicado

02/05/2019

Como Citar

de Carvalho Souza, C. A. (2019). Desajustamento temporal da escola? Os novos processos de socialização da Geração Z. Educação Em Foco, 22(36), 75–92. https://doi.org/10.24934/eef.v22i36.2728