Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional

Karina Augusta Limonta Vieira

Resumo


A Hermenêutica Educacional configura-se atualmente como um método de compreensão da realidade educacional. Criada na Alemanha, a Hermenêutica Educacional procura compreender as relações humanas envolvidas na educação. Como aliado das Ciências da Educação, esse método amplia visão sobre o fenômeno educacional. Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir de maneira original a base teórica da Hermenêutica Educacional. O artigo tem como questões norteadoras: Qual é o campo de pesquisa da Hermenêutica? Quais são as bases epistemológicas e teóricas da Hermenêutica? Qual é a importância da Hermenêutica Educacional para a compreensão da realidade educacional? Esse método traz para a área da Educação a possibilidade de compreensão da realidade educacional, por meio de reflexões do sentido educacional, entendimento e auto-compreensão do mundo educacional.


Palavras-chave


pesquisa qualitativa; hermenêutica; hermenêutica educacional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i37.2734

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Karina Augusta Limonta Vieira