Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching

Rita de Kassia Cândido, João Augusto Gentilini

Resumo


O presente artigo visa fazer uma discussão sobre o conceito de qualidade na área educacional, a partir da lógica da gestão escolar. Para tanto, foi realizada uma análise histórica das mudanças que ocorreram no campo da administração, desde os anos 60 e 70, que trazia a lógica industrial para o campo das organizações escolares, orientadas pela vertente Taylor-Fordista, até os processos ocorridos pós-Constituição de 1988 e LDB 9394/1996, com uma abertura à participação e ideais mais democráticos. Para tanto, buscamos abordar o conceito de qualidade, advindo dessa nova ordem democrática, em que o coletivo é chamado para discutir o que espera da educação, por meio da abertura dos processos educativos. Tal análise partiu de um levantamento bibliográfico, sob a luz de autores que teceram importantes trabalhos voltados à área da gestão escolar.


Palavras-chave


Gestão-qualidade-educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i37.2738

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