Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching

Autores

  • Rita de Kassia Cândido
  • João Augusto Gentilini UNESP-Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2738

Palavras-chave:

Gestão-qualidade-educação

Resumo

O presente artigo visa fazer uma discussão sobre o conceito de qualidade na área educacional, a partir da lógica da gestão escolar. Para tanto, foi realizada uma análise histórica das mudanças que ocorreram no campo da administração, desde os anos 60 e 70, que trazia a lógica industrial para o campo das organizações escolares, orientadas pela vertente Taylor-Fordista, até os processos ocorridos pós-Constituição de 1988 e LDB 9394/1996, com uma abertura à participação e ideais mais democráticos. Para tanto, buscamos abordar o conceito de qualidade, advindo dessa nova ordem democrática, em que o coletivo é chamado para discutir o que espera da educação, por meio da abertura dos processos educativos. Tal análise partiu de um levantamento bibliográfico, sob a luz de autores que teceram importantes trabalhos voltados à área da gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Kassia Cândido

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCL/UNESP/Campus de Araraquara, professora na Prefeitura Municipal de São Carlos e docente nas Faculdades Campos Elíseos e UNICEP-São Carlos.

 

João Augusto Gentilini, UNESP-Araraquara

Professor-doutor em educação, docente (aposentado) da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP (Campus de Araraquara) e ex-docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da mesma instituição. Consultor de pesquisas do PRADIME (programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Ensino – MEC/UFSCAr).

Downloads

Publicado

12/08/2019

Como Citar

Cândido, R. de K., & Gentilini, J. A. (2019). Gestão educacional e escolar e a qualidade do ensino / Management educational and school and the quality of teaching. Educação Em Foco, 22(37), 114–131. https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2738