O “saber ser” e o “saber fazer” de duas professoras dos anos iniciais: o gênero profissional em questão / The “knowing to be”and the “knowledge” of two teachers during the beginning year: the professional gender in question

Autores

Palavras-chave:

Saberes docentes, Práticas pedagógicas, Gênero profissional.

Resumo

Considerando que as experiências vivenciadas pelos professores no contexto escolar e extraescolar, os levam a tomarem diferentes “caminhos“ na fabricação das suas práticas pedagógicas, essa pesquisa buscou identificar os fatores que influenciavam e determinavam as “artes do fazer” de duas professoras dos anos iniciais, no ensino da língua escrita. Fizemos uso dos procedimentos da etnografia escolar, realizamos observações nas salas de aula das docentes e entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de conhecermos como se dava a relação entre os saberes individual e social dessas profissionais. A análise dos dados revelou que as singularidades das práticas das docentes estavam pautadas, principalmente, nas suas trajetórias pessoais, nas suas experiências enquanto docente e nos saberes por elas construídos nos encontros de formação inicial e continuada que participaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlene Barbosa de Souza, Universidade Joaquim Nabuco - UNINABUCO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui Mestrado e Doutorado em Educação, também, pela UFPE. Atualmente, é professora da Faculdade Joaquim Nabuco e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - UFPE, onde desenvolve atividades de formação de professores, assessoria pedagógica na área de Alfabetização, de leitura e escrita nos Anos Iniciais.

 

Andréa Tereza Brito Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

 

 

 

Possui Mestrado em Educação e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, e Pós-doutorado em Educação pela Université Paris 8. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco e desenvolve pesquisas, principalmente nos seguintes temas: cotidiano escolar, alfabetização e formação de professor.  É professora do PPGE-CE/UFPE e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL).

 

Downloads

Publicado

12/08/2019

Como Citar

Souza, S. B. de, & Brito Ferreira, A. T. (2019). O “saber ser” e o “saber fazer” de duas professoras dos anos iniciais: o gênero profissional em questão / The “knowing to be”and the “knowledge” of two teachers during the beginning year: the professional gender in question. Educação Em Foco, 22(37), 50–72. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2750