Memória, monumentos e educação: a distribuição no espaço e no tempo dos colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro / Memory, monuments and education: the distribution in space and time of catholic colleges in the city of Rio de Janeiro

Paula Leonardi

Resumo


As cidades são espaços de disputas nos quais a memória coletiva se constrói permitindo certa coesão e identificação de um grupo, nas quais marcos simbólicos promovem o reforço dae individuação e distinção de uma dada comunidade. Esta comunicação apresenta a distribuição de escolas e colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro entre 1843 e 1950 observando-os como monumentos, marcas na paisagem, parte de um projeto político da Igreja para a socialização/educação dos sujeitos que habitam a cidade. A análise dos dados mostra que a escolha pelo local de fundação e de construção de colégios monumentais acompanha a mobilidade das elites cariocas, assim como as mudanças no traçado urbano empreendidas por reformadores.

Palavras-chave


colégios católicos; memória; cidade; Rio de Janeiro

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DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v22i37.2755

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