OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fernanda Borges de Andrade Dantas Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Célia Maria DE CASTRO ALMEIDA Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.285

Palavras-chave:

Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica

Resumo

OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 

RESUMO

 

Este artigo discorre sobre a contradição entre as exigências de uma sociedade que clama por uma educação voltada à formação de pessoas autônomas, críticas e criativas, capazes de aprender continuamente para poder acompanhar as rápidas transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e socioculturais do mundo contemporâneo, e, por outro lado, o ensino apostilado, cuja característica principal é a homogeneização do processo ensino e aprendizagem. A adoção desse modelo padronizado no ensino fundamental é o foco de uma pesquisa realizada em quatro escolas particulares de Uberaba/MG. Na pesquisa as informações foram recolhidas mediante observação participante, entrevista semi-estruturada e questionário com questões abertas. Com exceção de três das doze educadoras sujeitos da pesquisa, observamos entre as mesmas um posicionamento acrítico em relação ao modelo de ensino adotado nas escolas estudadas, manifesto na admiração pelo material apostilado que, segundo elas, é inovador, facilita o trabalho do professor, e pode garantir o sucesso da aprendizagem

 

Palavras-chave: Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica.

THE “DIDACTIC PACKAGES” IN ELEMENTARY SCHOOL

 

ABSTRACT

This article discusses about the contradiction between the demands of a society that complains for an education turned to formation of autonomous, critical and creative people, able to learn continuously to keep up with rapid changes in scientific, technological, economic, social, political and cultural context of the contemporary world, and the booklet learnship system which its main characteristic is the homogenization of teaching and learning. The adoption of this standardized teaching in some Brazilian schools is the focus of a survey held in four private schools. The data was collected through participant observation, semi-structured interview and questionnaire with open questions. Except for three of the twelve educators who were focused on, the rest of them had an uncritical positioning regarding to the teaching model adopted in the schools studied, manifest in admiration for the booklet learnship material that, according to them, is innovative; facilitates the work, and can ensure successful learning.

 

Keywords: Booklet learnship. Educational practice. Teaching autonomy. Teacher training. Elementary school.

 

 

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Biografia do Autor

Fernanda Borges de Andrade Dantas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fernanda Borges de Andrade Dantas é Professora Assistente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), onde ministra as disciplinas "Política e Organização da Educação Básica no Brasil" e "Planejamento Educacional" nos cursos de licenciatura em Física,Matemática, Química, Ciências Biológicas, Geografia e História. Nesta mesma instituição exerce também a função de Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID. Principais temas de pesquisa: ensino, educação, escola cidadã, formação continuada e autonomia do professor.

Célia Maria DE CASTRO ALMEIDA, Universidade Estadual de Campinas

Célia Maria de Castro Almeida é brasileira, licenciada em Educação Musical (1970) e em Educação Artística (1974) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e Mestre (1981) e Doutora (1992) em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp). Foi docente e pesquisadora lotada no Departamento de Metodologia do Ensino da Faculdade de Educação da Unicamp, onde se aposentou em 1997. De 1999 a 2011 atuou como docente e pesquisadora no Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba. Desenvolve estudos relacionados à educação escolar e cultura, em especial nas temáticas currículo, formação de professores/as, concepções e práticas pedagógicas em artes. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura, da Universidade Federal de Santa Maria. Publicou o livro “Ser artista, ser professor” (Editora UNESP), além de vários artigos e capítulos de livros. Para mais informações, consultar <http://lattes.cnpq.br/8490316933535065>.

 

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Publicado

23/10/2014

Como Citar

Dantas, F. B. de A., & ALMEIDA, C. M. D. C. (2014). OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Em Foco, 17(24), 229–253. https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.285