Representações acerca das práticas escolares no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922-1954) / Representations on school practices in Nossa Senhora de Lourdes School, Farroupilha/RS (1922-1954)

Autores

  • Gisele Belusso Doutoranda em Educação pela UCS. Bolsista CAPES.
  • Terciane Angela Luchese Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em História Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2860

Palavras-chave:

Práticas escolares, instituições escolares, culturas escolares

Resumo

O Colégio Nossa Senhora de Lourdes, instituição centenária, localizada em Farroupilha, Rio Grande do Sul, é um espaço privilegiado para a compreensão das representações acerca das práticas escolares entre 1922 a 1954, em virtude de seu acervo histórico institucional. Com o aporte teórico da História Cultural e a metodologia da análise documental histórica e da história oral, as fontes mobilizadas são: o Relatório de Verificação Prévia para autorização do curso ginasial, o Regimento Interno da instituição e fotografias. Também fazem parte do corpus empírico seis narrativas de história oral. Foram analisadas as representações acerca das práticas escolares que organizam os tempos e espaços da instituição com especial enfoque para o interior da sala de aula. A partir de então é possível afirmar que as práticas escolares na instituição formam permeadas por pertencimentos étnicos (italianidade), culturais e religiosos (catolicidade), os quais geraram estratégias e táticas singulares nos processos educativos.

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Biografia do Autor

Gisele Belusso, Doutoranda em Educação pela UCS. Bolsista CAPES.

Pedagoga.
Mestre em Educação.
Doutoranda em Educação, bolsista CAPES.

Terciane Angela Luchese, Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em História Universidade de Caxias do Sul

Licenciada em História.

Mestre em História.

Doutora em Educação.

Pós doutoranda em Educação.

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Publicado

12/08/2019

Como Citar

Belusso, G., & Luchese, T. A. (2019). Representações acerca das práticas escolares no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1922-1954) / Representations on school practices in Nossa Senhora de Lourdes School, Farroupilha/RS (1922-1954). Educação Em Foco, 22(37), 171–195. https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2860