Jardim da Manga: Nascimento e morte de uma experiência de implantação da pedagogia Waldorf em uma escola pública / Jardim da Manga: The beginning and ending of an experimental implementation of Waldorf education in a public school

Autores

  • Sabrina Fadel
  • Rita de Cássia de Souza

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2916

Palavras-chave:

Pedagogia Waldorf, Escola pública, Produção de subjetividade.

Resumo

O presente estudo teve como principal problemática a implantação da Pedagogia Waldorf em uma escola da rede pública municipal de Ubá-MG e as controvérsias do processo, que envolvem questões como a autonomia da escola pública e dos profissionais da educação. Durante a investigação, foi possível acompanhar os primeiros passos desta experiência de educação Waldorf pública, assim como, presenciar a sua morte quando o projeto deixa de receber investimentos do município. Para a construção das informações, além de uma pesquisa bibliográfica, foi feita uma pesquisa descritiva utilizando diferentes procedimentos metodológicos, dentre eles a observação participante a realização de entrevistas com um grupo de pessoas que participaram deste processo. Conclui-se que, embora este projeto tenha sido denominado como “revolucionário” em sua essência, quando ele foi assumido pelo poder público passou a ser considerado impositivo e autoritário pelos/as envolvidos/as no processo: os/as professores/as e a comunidade local.

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Biografia do Autor

Sabrina Fadel

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Viçosa (2004), pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (2011) e Mestre em Educação (2017), ambos pela mesma universidade. Desde 2013, exerce a função de Especialista em Educação Básica - Supervisão Pedagógica, da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, no município de Ubá-MG.

Rita de Cássia de Souza

Possui graduação em Psicologia e mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação.


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Publicado

12/08/2019

Como Citar

Fadel, S., & de Souza, R. de C. (2019). Jardim da Manga: Nascimento e morte de uma experiência de implantação da pedagogia Waldorf em uma escola pública / Jardim da Manga: The beginning and ending of an experimental implementation of Waldorf education in a public school. Educação Em Foco, 22(37), 92–113. https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2916