A influência do capital cultural no desempenho escolar

Autores

  • Andreza Olivieri Lopes Carmignolli Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras
  • Luci Regina Muzzeti Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras.
  • Laís Inês Sanseverinato Micheleti Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras.
  • Andreza Marques de Castro Leão Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2919

Palavras-chave:

Desempenho Escolar. Papel da Escola. Capital Cultural. Avaliação

Resumo

Este trabalho é um recorte do projeto de pesquisa intitulado A influência dos capitais cultural, social e econômico no sucesso da trajetória escolar, que tem como objetivo comparar o desempenho escolar dos alunos do ensino médio, de uma escola pública da rede estadual de ensino do município de Araraquara/SP, com as funções e relações que a escola tem para cada fração de classe. Essas funções são observadas nos mecanismos de transformações sociais e culturais. Os estudos de Pierre Bourdieu nortearam o trabalho, a partir dos conceitos de habitus, ethos, capital cultural, capital social e estratégias de reprodução. A pesquisa está sendo feita com base em uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo analisar os conceitos de capital econômico, capital cultural, capital social e habitus, desenvolvidos no interior da família frente à cultura escolar e à reestruturação desse habitus.

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Biografia do Autor

Andreza Olivieri Lopes Carmignolli, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras

Possui graduação em Matemática (1999) pelo Centro Universitário de Araraquara e Pedagogia (2014) pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/UNESP - Araraquara. Fez Pós-Graduação em Gestão Escolar (2012) pela Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal. Tem experiência como docente na área de ciências exatas, com ênfase em Matemática; atuando na rede estadual de ensino há mais de quinze anos no ensino fundamental e ensino médio. Trabalhou como Professora Coordenadora Pedagógica durante sete anos nas escolas estaduais E.E. Florestano Libutti e E.E. Prof. Lysanias de Oliveira Campos. Atuou como Vice-Diretora durante três anos nas escolas estaduais E.E. Antônio Lourenço Corrêa, E.E. Profa. Antônia Eugênia Martins e E.E. Prof. Lysanias de OLiveira Campos. Atualmente é Professora da rede estadual de ensino de Física e Matemática nas escolas: E.E. Prof. Victor Lacorte, E.E. Dr. João Pires de Camargo e E.E. Bento de Abreu, em Araraquara. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho/UNESP - Araraquara, na linha de pesquisa Sexualidade, Cultura e Educação Sexual, estudando o êxito escolar na óptica de Pierri Bourdieu, sob a orientação da Profa. Dra. Luci Regina Muzzeti.

Luci Regina Muzzeti, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras.

Possui Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). É professora assistente-doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na Linha de Pesquisa "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual". É integrante do Núcleo de Estudos da Sexualidade - NUSEX e tem experiência na área de Educação, trabalhando com a abordagem de Pierre Bourdieu, com ênfase em pesquisas sobre habitus, gênero e trajetórias escolares.

 

Laís Inês Sanseverinato Micheleti, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras.

Graduanda em Pedagogia pela Unesp/Araraquara; bolsita PROEX

Andreza Marques de Castro Leão, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras.

Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós graduação em Educação Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Unesp/Araraquara

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Publicado

27/12/2019

Como Citar

Olivieri Lopes Carmignolli, A., Regina Muzzeti, L., Sanseverinato Micheleti, L. I., & Marques de Castro Leão, A. (2019). A influência do capital cultural no desempenho escolar. Educação Em Foco, 22(38), 223–240. https://doi.org/10.24934/eef.v22i38.2919