Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil

Autores

  • Dayse Martins Hora Universidade Católica de Petrópolis - UCP Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Virginia Georg Schindhelm Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.302

Palavras-chave:

educação infantil, currículo, gênero e sexualidade, aprendizagens narrativas

Resumo

Sexualidade é uma construção social relacionada ao poder e à regulação, ainda hoje, polêmica na escola. A escola reproduz um processo social de ocultação ou de mistificação de experiências acerca do sexual dos pequenos, que constroem suas concepções na relação individual e social nos seus primeiros anos de vida. A forma como uma aprendizagem é estruturada marca além do seu conteúdo real. Não é diferente para a sexualidade infantil. Esse olhar muda a perspectiva do currículo pressionando de uma aprendizagem cognitiva narrativa para uma aprendizagem narrativa de gerenciamento da vida, conforme nos alerta Goodson. O trabalho investigativo entrelaçou dados de observação participante, narrativas das crianças e da equipe pedagógica, utilizando como suporte teórico principal teses de Foucault, Louro e Weeks. Os resultados desvelaram ocultamentos e silenciamentos do(a)s educadore(a)s acerca da temática e evidenciaram aprendizagens narrativas dos adultos que carregam marcas de angústias e constrangimentos sobre o sexual.

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Biografia do Autor

Virginia Georg Schindhelm, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, mestre e doutora em Educação. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES) da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

03/07/2015

Como Citar

Hora, D. M., & Schindhelm, V. G. (2015). Chuveirinhos e torneirinhas. Gênero e sexualidade no currículo da educação infantil. Educação Em Foco, 18(25), 55–75. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.302