Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic

Autores

  • Claudemir Lourenção Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer - Seduc/MT
  • Fernando Rasnheski Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer - Seduc/MT
  • Ilma Ferreira Machado Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. https://orcid.org/0000-0001-5253-7684

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.3072

Palavras-chave:

Escola capitalista, Educação do Campo, Organização escolar, Currículo

Resumo

Neste trabalho, abordamos sobre o papel da educação em uma sociedade de classes, estabelecendo uma relação entre a escola e o capital, bem como identificando as formas que ele assume para não ser percebido e continuar agindo. Nesse contexto, ganha destaque a função do livro didático no desenvolvimento do currículo. Buscamos refletir sobre as contradições que permeiam a escola e sobre alguns caminhos possíveis para a superação da forma escolar capitalista, de modo especial, nas escolas do campo. Este texto articula experiências e reflexões teóricas de seus autores, referenciadas em Freitas (2012), Pistrak (2011), Sacristán (2000), Marcelites e Vendramini (2012), Caldart (2008), Mészáros (2008), entre outros. Ressaltamos que romper com a lógica de escola capitalista exige repensar o Projeto Político-Pedagógico, exercitar o trabalho coletivo, auto-organização e participação ativa em diversos âmbitos e, ao mesmo tempo, reconhecer a autonomia de cada local para promover a transformação dentro de suas possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Lourenção, Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer - Seduc/MT

Possui Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007), mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2016). Atualmente é professor da Educação Básica do Estado de Mato Grosso na Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima.

Fernando Rasnheski, Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer - Seduc/MT

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (2000) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2016). Atualmente é professor formador - Secretaria Estadual de Educação.

Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Programa de Pós-Graduação da Unemat. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação do campo e organização do trabalho pedagógico, e membro do Conselho Editorial da Revista da FAED/Unemat. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior. Desenvolve estudos e pesquisas educação do campo e organização do trabalho pedagógico, com ênfase nos seguintes temas: projeto político pedagógico, avaliação de ensino, educação dos trabalhadores rurais sem terra, trabalho e educação e trabalho coletivo.

Downloads

Publicado

12/08/2019

Como Citar

Lourenção, C., Rasnheski, F., & Machado, I. F. (2019). Escolas do Campo: caminhos possíveis para a superação da lógica capitalista / Rural Schools: possible ways to overcome capitalist logic. Educação Em Foco, 22(37), 132–150. https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.3072