Discursos, Interlocuções e Prática Pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral

Autores

  • Marco Antonio Melo Franco Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leonor Bezerra Guerra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Alysson Massote Carvalho PPG Ciências da Saúde/UFMG Instituto Presbiteriano Gammon

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.331

Palavras-chave:

Interlocuções, Saúde e educação, Paralisia Cerebral, Prática pedagógica

Resumo

O estudo investigou como a interlocução entre os campos da Saúde e da Educação podem influenciar na elaboração e reelaboração de práticas pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo qualitativo realizado ao longo do período de um ano letivo. Participaram 8 crianças com paralisia cerebral, com idades entre 6 e 12 anos, inseridas no ensino fundamental I em escolas regulares e 17 educadores. Foram realizadas  entrevista semi-estruturada, com os educadores, no início e final do ano letivo e acompanhamento escolar em períodos bimestrais ou trimestrais. Como resultados identificou-se que: os educadores desconheciam as causas e repercussões da paralisia cerebral na vida acadêmica dos alunos; as práticas pedagógicas eram intuitivas sem direcionamento específico conforme cada comprometimento. Foi observado que a partir das interlocuções, entre os campos de conhecimento envolvidos, as práticas pedagógicas foram reelaboradas favorecendo a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto

Prof. Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Atuação nas áreas de Alfabetização Letramento, inclusão, neurociência e educação. Membro do PPG em ensino de Ciências/ ICEB/UFOP.

Leonor Bezerra Guerra, Universidade Federal de Minas Gerais

Docente de Neuroanatomia nos cursos de graduação da área da saúde e no Programa de Pós-Graduação em Neurociências do ICB/UFMG. Coordenadora do projeto NeuroEduca voltado para a capacitação de educadores em relação às bases biológicas do aprendizado e para a divulgação das neurociências nas áreas da educação e saúde. Experiência na área de Neurobiologia, Neuroanatomia, Neuropsicologia, Educação Médica.

Alysson Massote Carvalho, PPG Ciências da Saúde/UFMG Instituto Presbiteriano Gammon

Professor do PPG em Ciências da Saúde/Faculdade de Medicina/UFMG. Diretor geral do Instituto Presbiteriano Gammon. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Etologia, atuando principalmente nos seguintes temas: brincar, desenvolvimento humano, educação, desenvolvimento e desenvolvimento infantil.

Downloads

Publicado

17/07/2014

Como Citar

Melo Franco, M. A., Guerra, L. B., & Carvalho, A. M. (2014). Discursos, Interlocuções e Prática Pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral. Educação Em Foco, 18(25), 77–98. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.331