Os organismos internacionais e o projeto nacional-desenvolvimentista: o INEP e o projeto de modernização e democratização do país

Autores

  • Angela Maria Hidalgo Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
  • Fernanda de Aragão Mikolaiczyk Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.336

Palavras-chave:

Democracia e Educação, Educação e desenvolvimento econômico, Centros Brasileiros de Pesquisas Educacionais

Resumo

Este trabalho sintetiza os elementos centrais do Nacional Populismo no Brasil, evidenciando o papel ideológico do discurso da democratização do país. Contextualiza assim, a criação do atual Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais – CBPE e evidencia os pressupostos teóricos que orientaram essas instituições: na área da economia política, o pensamento nacional-desenvolvimentista de influência isebina, e na área da filosofia educacional, o pragmatismo deweyano. O presente trabalho demonstra ainda, a vinculação dos projetos desenvolvidos por essas instituições, com as orientações dos Organismos Internacionais. Ficam explícitas, portanto, as formas de materialização das relações entre o desenvolvimento econômico e os projetos educativos nesse período da história da educação brasileira.

Palavras-chave: CBPE; Democracia e Educação; INEP; Nacional-desenvolvimentismo; Organismos Internacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Hidalgo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Atua no Departamento de Pedagogia e no Mestrado em Educação da unicentro.

Fernanda de Aragão Mikolaiczyk, Unicentro

Discente especial do Mestrado em Educação da Unicentro.

Downloads

Publicado

10/03/2015

Como Citar

Hidalgo, A. M., & Mikolaiczyk, F. de A. (2015). Os organismos internacionais e o projeto nacional-desenvolvimentista: o INEP e o projeto de modernização e democratização do país. Educação Em Foco, 18(25), 99–123. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.336