Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.338Palavras-chave:
Desempenhos escolares, Concepções, Ensino Fundamental I.Resumo
No presente artigo, almejou-se discutir e identificar se as concepções de uma professora, seis alunos e seus respectivos familiares sobre os desempenhos escolares destes eram aproximadas. Para isso, foi organizada uma pesquisa empírica em um segundo ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Estado de São Paulo localizada em um bairro periférico, em que foram realizadas entrevistas com a professora e alunos (em dois momentos de um ano letivo) e com os familiares (em um momento do ano letivo). Para entrevistar os alunos, alguns recursos lúdicos foram utilizados. Foi possível concluir que existiu concordâncias entre os sujeitos quanto aos casos de alto desempenho escolar, já entre os alunos indicados como desempenhos mediano e baixo fez-se presente variações entre as concepções de professores, familiares e alunos. Logo, os grupos de alunos indicados como desempenhos médio e baixo não se colocaram necessariamente na posição indicada pela escola.
ABSTRACT
This article aims to discuss and identify the conceptions of a teacher, six students and their families about the school performance of it was approximate. For this, it was organized an empirical survey of a second year of primary education in a municipal school of the State of São Paulo located in a suburb, where interviews were conducted with the teacher and students (in two moments of a school year ) and family (at a time of the school year). To interview the students some recreational resources were used. It was concluded that there was concordance between the subjects as to cases of loud school performance, already among the students indicated as median and low performance became present variations between the conceptions of teachers, family and students. Therefore, students groups indicated as medium and low performance is not necessarily placed in the position indicated by the school.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.