Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students

Autores

  • Luciana Ponce Bellido Giraldi Universidade Estadual Paulista Unesp - Programa de Pós Graduação em Educação Escolar/Aluna doutorado
  • Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo Universidade Estadual Paulista UNESP - Araraquara/SP

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.338

Palavras-chave:

Desempenhos escolares, Concepções, Ensino Fundamental I.

Resumo

No presente artigo, almejou-se discutir e identificar se as concepções de uma professora, seis alunos e seus respectivos familiares sobre os desempenhos escolares destes eram aproximadas. Para isso, foi organizada uma pesquisa empírica em um segundo ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do Estado de São Paulo localizada em um bairro periférico, em que foram realizadas entrevistas com a professora e alunos (em dois momentos de um ano letivo) e com os familiares (em um momento do ano letivo). Para entrevistar os alunos, alguns recursos lúdicos foram utilizados. Foi possível concluir que existiu concordâncias entre os sujeitos quanto aos casos de alto desempenho escolar, já entre os alunos indicados como desempenhos mediano e baixo fez-se presente variações entre as concepções de professores, familiares e alunos. Logo, os grupos de alunos indicados como desempenhos médio e baixo não se colocaram necessariamente na posição indicada pela escola.

 

ABSTRACT

This article aims to discuss and identify the conceptions of a teacher, six students and their families about the school performance of it was approximate. For this, it was organized an empirical survey of a second year of primary education in a municipal school of the State of São Paulo located in a suburb, where interviews were conducted with the teacher and students (in two moments of a school year ) and family (at a time of the school year). To interview the students some recreational resources were used. It was concluded that there was concordance between the subjects as to cases of loud school performance, already among the students indicated as median and low performance became present variations between the conceptions of teachers, family and students. Therefore, students groups indicated as medium and low performance is not necessarily placed in the position indicated by the school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Ponce Bellido Giraldi, Universidade Estadual Paulista Unesp - Programa de Pós Graduação em Educação Escolar/Aluna doutorado

Doutoranda pela programa de Pós Graduação em Educação Escolar, Unesp - Araraquara/SP. É bolsista Fapesp e pesquisa sobre trajetórias escolares numa perspectiva longitudinal.

Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo, Universidade Estadual Paulista UNESP - Araraquara/SP

Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlia de Mesquita Filho, UNESP – Departamento de Psicologia da Educação - Araraquara/SP

Downloads

Publicado

22/03/2016

Como Citar

Ponce Bellido Giraldi, L., & Ricco Lucato Sigolo, S. R. (2016). Concepções sobre diferenciados desempenhos escolares: as percepções de uma professora, familiares e alunos/ Concepts about different performances school: Perceptions of a teacher, family and students. Educação Em Foco, 18(26), 155–177. https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.338