CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS

Autores

  • Raissa Coutinho Universidade Federal da Paraíba
  • Erenildo Carlos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.419

Palavras-chave:

Discurso, Currículo, Charge, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa sobre o discurso do uso pedagógico da charge na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de um conjunto de coisas escritas materializadas em documentos oficiais, livros e produções acadêmicas no tocante ao referido tema, busca-se desvelar as especificidades do uso pedagógico da charge no processo de formação de jovens e adultos. Ao compreender tais escritos enquanto discurso, utiliza-se a Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michel Foucault (2012) para desvelar as regras, as estratégias e as articulações discursivas. Incialmente, analisa-se o currículo, explicitando as relações existentes entre linguagem visual e EJA. Em seguida, apresentam-se as particularidades da charge e a descrição analítica do discurso acerca de seu uso pedagógico na EJA. Os achados apontam para um cenário pedagógico quem tem o professor como mediador e o aluno como sujeito de autonomia no processo de leitura e interpretação de charges.Discurso. Currículo. Charge. Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Coutinho, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em educação e Graduada em Pedagogia pela UFPB.

Erenildo Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela UFC (2005). Mestre em Educação pela UFPB (1998). Especialista em Pesquisa Educacional (1994) e graduado em Pedagogia pela UFPB (1990). Professor titular da UFPB.

Downloads

Publicado

29/10/2014

Como Citar

Coutinho, R., & Carlos, E. (2014). CURRÍCULO, CHARGE E EJA: CONEXÕES DISCURSIVAS. Educação Em Foco, 17(24), 255–275. https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.419