Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder

Autores

  • Telmo Adams PPG Edu Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Fernanda Carvalho Ferreira Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, RS.
  • Joana Frank Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS - Curso de Pedagogia
  • Marina da Rocha Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS - Curso de Letras/Portugues

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.492

Palavras-chave:

Educação, Economia Solidária, Participação e Poder, Autogestão

Resumo

Este artigo constitui um dos focos de análise da pesquisa “Educação popular e economia solidária: mediações entre formação ético-política e técnico-produtiva” e visa sistematizar e problematizar a experiência do Centro de Formação em Economia Solidária (CFES/Sul), caracterizando os principais passos metodológicos deste programa. O foco de análise são as relações entre participação e poder. O referencial teórico baseou-se em Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Cláudio Nascimento e outros. A problematização e análise ocorreram em dois âmbitos, no que concerne às relações de convencimento/manipulação, consulta/referendo e autogestão/deliberação democrática: a) na definição da política de educação em Ecosol - as relações entre o movimento de Ecosol e representantes do governo federal; b) nas atividades de formação do CFES/Sul - as relações de poder entre educadores e demais participantes. Graças ao amparo da proposta pedagógica, definida pelo movimento de Ecosol, a perspectiva autogestionária, apesar das contradições, manteve-se preponderante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telmo Adams, PPG Edu Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Filosofia; Mestre em Serviço Social; Doutor em Educação, professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa, educação, desenvolvimento e tecnologias; e no curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo, RS

Fernanda Carvalho Ferreira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, RS.

Formada em Pedagogia, com Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Joana Frank, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS - Curso de Pedagogia

Graduanda do Curso de Pedagogia - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; participou da pesquisa como bolsista de iniciação científica.

Marina da Rocha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS - Curso de Letras/Portugues

Graduanda do Curso de Letras/Portugues - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; participou da pesquisa como bolsista de iniciação científica.

Downloads

Publicado

22/06/2015

Como Citar

Adams, T., Ferreira, F. C., Frank, J., & Rocha, M. da. (2015). Educação e economia solidária: uma análise das relações de participação e poder. Educação Em Foco, 18(25), 227–252. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.492