Ciberativismo, movimentos sociais contemporâneos e Grêmio Estudantil: redes rizomáticas em debate/ Cyberactivism , contemporary social movements and Student Government: rhizomatic networks in debate

Autores

  • Patricia Fabiola Scandolara UDESC -Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Geovana Mendonça Lunardi Mendes Doutora em Educação e Pesquisadora e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, da FAED/UDESC
  • Emerson Cesar de Campos Doutor em História e Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em História-PPGH, da FAED/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.498

Palavras-chave:

Grêmio Estudantil. Ciberativismo. Movimentos Sociais Contemporâneos. Rizoma.

Resumo

Este artigo se deriva de um estudo etnográfico no ciberespaço, tomando como fonte a página virtual do Grêmio Estudantil do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, denominada Resistência. As principais reflexões desenvolvidas tratam dos movimentos sociais contemporâneos, ciberativismos e os processos pelos quais estes se interconectam a um Grêmio Estudantil em rede. A partir do plano de evidências empíricas estabelecemos o diálogo entre os diferentes pesquisadores em seus universos de pesquisa acerca das redes rizomáticas e as atividades políticas no contemporâneo. Assim, o Grêmio Estudantil Resistência é aqui entendido como um espaço focado nas ações políticas e organizativas na ambiência escolar interconectado em rede virtual com atores diversos, oriundos de movimentos sociais, ressignificando sentidos em novos espaços políticos. O ciberespaço como arena relacional se torna lugar profícuo para os estudantes exercitarem atuações sociais e políticas e pode funcionar como local potencializador e possibilitador de experiências participativas de largo alcance.

 

ABSTRACT

The ways of interacting with the world, the perceptions that underlie self and other, and the ways in which we orient our practices are constantly changing and unstoppable on the multiple forms of sensory communication existing in contemporaneity. Social processes, from this perspective, we complicate further, accelerated and invaded by a whirlwind of information and places to find them, tensing and raising the need of belonging virtual realities, as well as reflective of this phenomenon looks. This article derives from a dissertation prepared under the cyberspace studies whose methodological basis an ethnographic study, from the perspective of an ethnography of cyberspace, taking as the virtual page locus Sorority College Student Application of the Federal University of Santa Catherine called Resistance. Aiming main reflections on contemporary social movements, ciberativismos and the processes by which these are interconnected to the student-body network. Among the reflections undertaken pointing up the student-body resistance with the possibilities to interconnect virtual network with people from diverse actors of social movements. Where cyberspace while relational arena becomes fruitful place for students to exercise experiences related to social and political action and can function as an enhancer and enabler of location -reaching participatory experiences.

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Biografia do Autor

Patricia Fabiola Scandolara, UDESC -Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE - UDESC)

Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Doutora em Educação e Pesquisadora e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE, da FAED/UDESC

Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Associada do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia.

Emerson Cesar de Campos, Doutor em História e Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em História-PPGH, da FAED/UDESC

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1997), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Também é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente é pesquisador da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de SC - FAPESC, e Professor Associado (quadro permanente) da Universidade do Estado de Santa Catarina. - UDESC. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidades, Migrações, História Cultural, Teoria da História e Imagens e Expressões Gráficas como Fontes à História

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Publicado

28/03/2016

Como Citar

Scandolara, P. F., Lunardi Mendes, G. M., & de Campos, E. C. (2016). Ciberativismo, movimentos sociais contemporâneos e Grêmio Estudantil: redes rizomáticas em debate/ Cyberactivism , contemporary social movements and Student Government: rhizomatic networks in debate. Educação Em Foco, 18(26), 251–276. https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.498