A formação docente na visão de professores formadores

Autores

  • Camila Itikawa Gimenes Universidade de São Paulo - USP
  • Odisséa Boaventura Oliveira Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.499

Palavras-chave:

Formação Docente, Prática, Teoria

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a concepção de formação inicial de 13 professores formadores de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública a partir de seus discursos, que foram analisados segundo três categorias epistemológicas, inspiradas em Vázquez (1977): atividade teórica, atividade prática e práxis. Conclui-se que nos discursos investigados a epistemologia da atividade teórica é a tendência dominante dentre os docentes responsáveis por disciplinas específicas. Para os professores de disciplinas pedagógicas, observamos que a tendência mais influente é a epistemologia da atividade prática. Entretanto, ambas representam uma concepção instrumental de formação docente, de modo que teoria e prática estão epistemologicamente separadas nessa formação, no próprio conceito de formação de professores, com consequente negação da práxis.

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Biografia do Autor

Camila Itikawa Gimenes, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Educação pela UFPR e Doutoranda em Educação na USP

Odisséa Boaventura Oliveira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação

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Publicado

25/11/2014

Como Citar

Gimenes, C. I., & Oliveira, O. B. (2014). A formação docente na visão de professores formadores. Educação Em Foco, 17(24), 173–198. https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.499