Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks

Autores

  • Janice Helena Chaves Marinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Delaine Cafiero Bicalho Universidade Federal de Minas Gerias

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.507

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Ensino, Ensino de gramática, Livro didático

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do trabalho com o ensino de gramática proposto por coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, de modo a identificar as contribuições que as coleções têm trazido para o ensino. Apresentamos uma análise geral de 40 coleções, em uso em escolas de Ensino Fundamental do país nos períodos de 2010 a 2012 e de 2011 a 2013. Desenvolvemos essa análise com base no estudo dos livros didáticos, bem como nas resenhas dessas coleções, publicadas nos Guias de Livro Didático. Assumindo uma concepção discursiva da língua e da linguagem (ANTUNES, 2010), interessou-nos investigar: por meio de que tipos de atividades o trabalho com esse eixo é proposto? Como são abordados os fatos da língua? Até que ponto o ensino de gramática contribui para reflexão sobre o uso da língua?

 

ABSTRACT

This paper presents an analysis of the work with grammar proposed in Portuguese textbook series, aiming at identifying contributions they offer for Portuguese teaching. We present a general analysis of 40 textbook series that are in use in primary schools for the periods 2010-2012 and 2011-2013.   We developed this analysis based on the study of their textbooks and also on the Reviews published in the Textbook Guides regarding two editions of the National Textbook Program. Assuming a discursive conception of language (ANTUNES, 2010), what interested us was to understand: how is the work with linguistic knowledge in these collections; through what types of activities it is proposed; how the facts of language are approached; if the treatment of grammatical content contributes to a reflection on language use.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janice Helena Chaves Marinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Faculdade de Letras da UFMG. Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística Aplicada. É doutora em Linguística pela UFMG.

Delaine Cafiero Bicalho, Universidade Federal de Minas Gerias

Professora Associada da Faculdade de Letras da UFMG. Atua na área de Linguística Aplicada. É doutora em Linguística pela UNICAMP.

Downloads

Publicado

10/11/2015

Como Citar

Chaves Marinho, J. H., & Bicalho, D. C. (2015). Ensino de gramática: contribuições de livros didáticos de Língua Portuguesa/ Grammar teaching: contributions from Portuguese textbooks. Educação Em Foco, 18(26), 179–207. https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.507