As avaliações externas de matemática no ensino fundamental: estudo sobre a microrregião de Ubá/MG

Autores

  • Cristiane Aparecida Baquim Universidade Federal de Viçosa
  • Matheus Enrique Brasiel Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.518

Palavras-chave:

Avaliações externas de Matemática, Microrregião de Ubá-MG, SIMAVE/PROVA BRASIL

Resumo

Este trabalho visa apresentar um estudo de abordagem quali-quantitativa, realizado sobre as escolas públicas da microrregião de Ubá/MG, comparando os resultados obtidos nas avaliações externas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo comparado foi realizado a partir da triangulação dos dados levantados nos sites oficiais, das entrevistas realizadas e da discussão com os autores que discorrem sobre o tema, utilizando-se um software estatístico para compilação dos dados quantitativos. Observou-se que as questões socioeconômicas das famílias atendidas pelas escolas estudadas são fatores que determinam suas ações no sentido de oferecer uma educação de qualidade, mesmo verificando que uma das principais motivações dos professores no que se refere às avaliações do Estado seria o incentivo financeiro conhecido como 14º salário, concedido aos professores em função dos resultados alcançados. Os dados sugerem alterações na condução do trabalho docente, no currículo e nas práticas instituídas no interior das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Aparecida Baquim, Universidade Federal de Viçosa

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Tem experiência na área de Educação, tanto no Ensino Fundamental e Médio, quanto no Ensino Superior. Atuou como Supervisora Pedagógica na rede estadual de ensino de Minas Gerais, como Coordenadora Pedagógica na rede privada de ensino, como professora universitária na rede privada (na graduação e na pós-graduação) e como tenente-pedagoga na Força Aérea Brasileira. Atualmente é docente da Universidade Federal de Viçosa, na área de Gestão da Educação.

Matheus Enrique Brasiel, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Viçosa (UFV) . Já atuou como aluno coordenador do Cursinho Popular Paulo Freire (Cursinho Pré-vestibular), ao qual ministrou aulas de matemática de 2011 a 2012, faz parte da Equipe organizadora da Olimpíada Viçosense de Matemática e também já participou de diversos projetos de extensão com participação direta no ensino de matemática. Foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) por dois anos consecutivos. Atualmente é bolsista do programa de Iniciação Científica da FAPEMIG, pesquisando os seguintes temas: Educação, Avaliações externas, Gestão escolar e Políticas públicas educacionais. Faz parte do Grupo de Estudos de Clássicos e Contemporâneos da Educação (GECCCE) e do Grupo de estudo de Políticas Educacionais, ambos do Departamento de educação da UFV. Tem experiência no ensino de matemática nos níveis Fundamental e Médio e interesse nas áreas de Educação, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

06/06/2015

Como Citar

Baquim, C. A., & Brasiel, M. E. (2015). As avaliações externas de matemática no ensino fundamental: estudo sobre a microrregião de Ubá/MG. Educação Em Foco, 18(25), 147–170. https://doi.org/10.24934/eef.v18i25.518