De mãos dadas: ensino e pesquisa na formação docente

Autores

  • Celia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Hércules Tolêdo Tolêdo Corrêa Universidade Federal de ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.521

Palavras-chave:

formação de professores, memorial de leitura e escrita, narrativas docentes.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de estudos que temos desenvolvido procurando integrar o ensino e a pesquisa junto à formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossa metodologia consistiu na coleta de memoriais de leitura e escrita produzidos por alunos do curso de Pedagogia e numa análise de três memoriais escritos por alunos que, além de terem coeficiente de aproveitamento de ensino igual ou superior a nove, interagiram mais com os pesquisadores e apresentaram textos que se destacaram dos demais, tendo em vista suas reflexões e trajetórias. Os resultados mostram três textos com características bem distintas e que nos  permitem desvelar as memórias e trajetórias singulares dos pedagogos em formação.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação e professora do departamento de educação da universidade federal de ouro preto

Hércules Tolêdo Tolêdo Corrêa, Universidade Federal de ouro Preto

Doutor em Educação e professor do  CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA da universidade federal de ouro preto

Downloads

Publicado

25/06/2014

Como Citar

Fernandes Nunes, C. M., & Tolêdo Corrêa, H. T. (2014). De mãos dadas: ensino e pesquisa na formação docente. Educação Em Foco, 17(23), 85–108. https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.521