Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores"

Autores

  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.522

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pesquisa, Pesquisa-ação

Resumo

[DOSSIÊ] O objetivo deste artigo é discutir as principais diferenças, em termos teóricos, metodológicos e conceituais, entre a pesquisa acadêmica sobre formação de professores e a pesquisa desenvolvida por docentes e formadores de professores sobre a sua própria prática. O principal argumento defendido pelo autor é que esses dois tipos de pesquisa não devem ser compreendidos de maneira hierárquica, dicotômica ou concorrente. Defende-se a ideia que esses diferentes tipos de investigação têm propósitos distintos e, consequentemente, contribuem de modos também distintos para o pensar/re-pensar e fazer/re-fazer da formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor (Ph.D.) em Educação (e, mais especificamente, em Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela Universidade do Estado de Wisconsin-Madison (EUA) e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

25/06/2014

Como Citar

Diniz-Pereira, J. E. (2014). Diferenças teórico-metodológicas e conceituais entre "pesquisa sobre formação de professores" e "pesquisa na formação de professores". Educação Em Foco, 17(23), 45–58. https://doi.org/10.24934/eef.v17i23.522