Permanência na Educação Superior: traçado dos estudos e faces da realidade/ Permanence in higher education: traced of studies and reality faces

Autores

  • Maria das Graças Martins Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Patrícia Simone Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.541

Palavras-chave:

Educação Superior, Acesso, Permanência, Assistência Estudantil

Resumo

No texto, discute-se indicadores da permanência do estudante na Educação Superior e estabelece eixos e reflexões com os fundamentos da formação acadêmica. Parte-se da premissa de que o modo como a instituição formadora se apresenta pode repercutir e dar sentido ao permanecer, ou, ao contrário, constituir motivos para não permanecer. Para cumprir o objetivo, utiliza-se pesquisa documental (dissertações, teses, textos acadêmicos, legislação) e dados estatísticos com base no INEP/MEC. Os resultados apontam que, de 2007 em diante, apesar do aporte crescente de recursos, a taxa de concluintes vem declinando. Na produção textual, há uma diversidade de explicações para a permanência (ou sua ausência), predominando estudos sobre estudantes em situação de vulnerabilidade e a necessidade da assistência estudantil. O referencial teórico norteador ressalta que um projeto formativo na perspectiva questionadora e contextualizada pode influenciar na permanência do estudante, ao criar possibilidades para integrá-lo e valorizá-lo.

 

ABSTRACT

The paper discusses indicators of permanence in higher education and it establishes axes and reflections with fundamentals of academic education. It starts with the premise that the way as the educational institution presents itself can reverberate and make sense to remain, or, otherwise, it can build reasons for not to remain. To accomplish the goal, uses documentary research (dissertations, theses, academic papers, legislation) and statistical data, based on INEP/MEC. The results show that from 2007 henceforth, even considering the growing contribution of resources, the graduates’ rate is declining. In textual production there are a variety of explanations to the permanence (or its lack), which predominate studies about the students in vulnerable situations and the need of student assistance. The guiding theoretical framework highlights that a formative project in the questioning and contextualized perspective can influence the student to remain, to create possibilities to integrate it and value it.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Martins Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. 
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.


Patrícia Simone Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. 
Professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso.

Este estudo faz parte de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas de Educação Superior (GEPDES/UFMT), do qual participa as autoras, e integram as pesquisas intituladas: "Acesso e permanência no processo de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB", financiada pelo CNPq; "Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil", financiada pelo OBEDUC; "Políticas de expansão da educação superior no Brasil pós-LDB", que envolve pesquisadores de quatro regiões do país, vinculados à Rede Universitas BR; e “Políticas de Educação Superior no Brasil pós–LDB/1996: impactos na Região Centro-Oeste com enfoque no ingresso e permanência”, financiada pela FAPEMAT.

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Publicado

10/04/2015

Como Citar

Silva, M. das G. M., & Nogueira, P. S. (2015). Permanência na Educação Superior: traçado dos estudos e faces da realidade/ Permanence in higher education: traced of studies and reality faces. Educação Em Foco, 18(26), 43–68. https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.541