Permanência na Educação Superior: traçado dos estudos e faces da realidade/ Permanence in higher education: traced of studies and reality faces
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.541Palavras-chave:
Educação Superior, Acesso, Permanência, Assistência EstudantilResumo
No texto, discute-se indicadores da permanência do estudante na Educação Superior e estabelece eixos e reflexões com os fundamentos da formação acadêmica. Parte-se da premissa de que o modo como a instituição formadora se apresenta pode repercutir e dar sentido ao permanecer, ou, ao contrário, constituir motivos para não permanecer. Para cumprir o objetivo, utiliza-se pesquisa documental (dissertações, teses, textos acadêmicos, legislação) e dados estatísticos com base no INEP/MEC. Os resultados apontam que, de 2007 em diante, apesar do aporte crescente de recursos, a taxa de concluintes vem declinando. Na produção textual, há uma diversidade de explicações para a permanência (ou sua ausência), predominando estudos sobre estudantes em situação de vulnerabilidade e a necessidade da assistência estudantil. O referencial teórico norteador ressalta que um projeto formativo na perspectiva questionadora e contextualizada pode influenciar na permanência do estudante, ao criar possibilidades para integrá-lo e valorizá-lo.
ABSTRACT
The paper discusses indicators of permanence in higher education and it establishes axes and reflections with fundamentals of academic education. It starts with the premise that the way as the educational institution presents itself can reverberate and make sense to remain, or, otherwise, it can build reasons for not to remain. To accomplish the goal, uses documentary research (dissertations, theses, academic papers, legislation) and statistical data, based on INEP/MEC. The results show that from 2007 henceforth, even considering the growing contribution of resources, the graduates’ rate is declining. In textual production there are a variety of explanations to the permanence (or its lack), which predominate studies about the students in vulnerable situations and the need of student assistance. The guiding theoretical framework highlights that a formative project in the questioning and contextualized perspective can influence the student to remain, to create possibilities to integrate it and value it.
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