A Educação de Jovens e Adultos e sua abordagem no curso de licenciatura em Ciências Biológicas: um olhar para o Oeste do Paraná/ The Youth and Adult Education and its approach in the course of degree in Biological Sciences: a look at the West of Paraná

Maira Bär, Vilmar Malacarne

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica que tem por objetivos iniciar ou dar continuidade aos estudos àqueles que por vários motivos não puderam estudar na idade considerada regular. A pesquisa, que tem como tema a formação dos professores de Ciências, foi realizada em quatro instituições localizadas na região Oeste do Paraná, as quais oferecem o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo principal foi verificar entre coordenadores, professores e alunos concluintes do curso, se a EJA vem sendo trabalhada em sala de aula de forma significativa, proporcionando uma formação inicial para além do ensino regular. Também foram entrevistados professores de ciências da EJA da cidade de Cascavel (PR), averiguando qual a formação que estes tiveram para atuarem na modalidade. Verificamos que a EJA vem sendo pouco trabalhada na formação inicial, gerando insegurança nos alunos quanto à futura atuação nessa modalidade de ensino.

 

ABSTRACT

Educating Youth and Adults (EJA) is a form of Basic Education that aims to start or continue their studies to those who for various reasons could not study at the age considered regular. The research theme is the training of science teachers was conducted in four institutions located in the western region of Paraná, Brazil, which offer the degree course in Biological Sciences. The main objective was to check with the coordinators, teachers and graduating students of the course, the EJA has been crafted in the classroom in a meaningful way, providing an initial training beyond regular teaching. Science teachers EJA of Cascavel, Paraná (BR) were also interviewed, ascertaining what training they have had to work in the sport. We verified that the EJA has been little worked in initial formation, generating insecurity in students as future action in this type of education.


Palavras-chave


Profissão Docente; Políticas Públicas de Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.24934/eef.v18i26.544

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