TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente

Autores

  • José Eustáquio de Brito Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.578

Palavras-chave:

Formação docente, atividade de trabalho, educação das relações étnico-raciais.

Resumo

Ao tomar por referência uma experiência de formação continuada de professores para implementação da educação das relações étnico-raciais de acordo com o disposto na Lei 10.639/03, o artigo reflete sobre a articulação entre o trabalho e a formação docentes a partir da abordagem ergológica, que concebe o trabalho como atividade humana. A partir de uma compreensão acerca da pluralidade de fontes sociais de aquisição dos saberes docentes mobilizados na atividade de trabalho, discutem-se proposições contidas nos planos de ação dos professores, formulados como trabalhos de conclusão do curso de especialização, que apresentam estratégias para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas. Conclui-se identificando a construção histórica do mito da democracia racial como sendo uma norma antecedente a oferecer constrangimentos à atividade docente voltada à implementação da educação das relações étnico-raciais na escola, o que desafia a formulação de alternativas de renormalização no contexto das práticas pedagógicas.

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Publicado

16/10/2014

Como Citar

Brito, J. E. de. (2014). TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente. Educação Em Foco, 17(24), 71–92. https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.578