Gestão escolar e produção da aula: o trabalho dos professores em pauta/ School Management and Class Ellaboration: Work of Teachers on the Agenda

Autores

  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriel dos Santos Kehler Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade Federal de Pelotas; Professor da UNIPAMPA (campus Quaraí/RS).

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.605

Palavras-chave:

Gestão Escolar. Trabalho. Políticas Públicas.

Resumo

Sistematiza-se projeto de pesquisa que analisou os sentidos atribuídos pelos professores às relações entre a gestão escolar e seu trabalho. A produção de dados aconteceu por meio de entrevistas, entre os anos de 2007 e 2008, em escolas públicas da região Central do Estado do Rio Grande do Sul, envolvendo quarenta professores. Estudo de caráter dialético, apresenta três sequências argumentativas: concepções de gestão escolar democrática, seus sentidos e movimentos; a relação entre escola e gestão democrática a partir dos discursos dos professores entrevistados; a relação entre trabalho e gestão escolar democrática. Seguem-se as considerações finais aos argumentos apresentados.

 

ABSTRACT

Systematized research project carried out with the objective to analyze the meanings assigned by teachers to relations between the school management and his work. The production data was through interviews, between the years 2007 and 2008 in public schools in the central region of Rio Grande do Sul, involving forty teachers. Study dialectical character, is organized into three sequences argumentative: conceptions of democratic school management, their senses and movements, the relation between school and democratic management from the discourses of the teachers interviewed, the relation between labor and democratic school management. Here are the final considerations objectify systematizing the arguments.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado em Educação Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria

Gabriel dos Santos Kehler, Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade Federal de Pelotas; Professor da UNIPAMPA (campus Quaraí/RS).

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

04/05/2016

Como Citar

Ferreira, L. S., & Kehler, G. dos S. (2016). Gestão escolar e produção da aula: o trabalho dos professores em pauta/ School Management and Class Ellaboration: Work of Teachers on the Agenda. Educação Em Foco, 18(26), 133–154. https://doi.org/10.24934/eef.v18i26.605