Refletindo a construção da docência baseada numa justiça curricular

Autores

  • Rodrigo Furtado Costa Faculdade Frutal - FAF Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.64

Palavras-chave:

cultura, educação, emancipação, currículo escolar.

Resumo

Diante de um complexo processo de ressignifcação de valores, ideias e atitudes no que se referem às relações pessoais e culturais, num mundo em que a ideia de globalização do capital e da produção determinam novas posturas e maneiras de ser, pensar e agir, propomos uma discussão sobre a construção da docência e dos currículos escolares como instâncias que refletem esse processo de quebra de paradigmas. Buscamos confirmar a centralidade da cultura na construção de uma educação emancipatória calcada no respeito e na convivência com a alteridade, de modo que possamos refletir acerca da educação e da escola que queremos, numa sociedade em que os valores de justiça e autonomia de pensamento andam profundamente relativizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Furtado Costa, Faculdade Frutal - FAF Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Cientista Social pela Faculdade de Ciências e Letras - campus de Araraquara - da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL/UNESP/CAr); especialista em Gestão e Exercício da Docência no Ensino Superior pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM/Paracatu). Professor das áreas de Ciências Sociais e Educação da Faculdade Frutal (FAF) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Frutal.

Downloads

Publicado

01/12/2008

Como Citar

Costa, R. F. (2008). Refletindo a construção da docência baseada numa justiça curricular. Educação Em Foco, 11(12), 11–20. https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.64