Os cursos de engenharia no Brasil e as transformações nos processos produtivos - do século XIX aos primórdios do século XXI

Autores

  • Sara Rios Bambirra Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • Maria Aparecida da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.65

Palavras-chave:

curso de engenharia, processos produtivos, abordagem histórica.

Resumo

Este artigo trata das relações entre as transformações nos processos produtivos e o ensino de engenharia no Brasil nos séculos XIX, XX e início do XXI. Supõe-se haver uma estreita relação entre essas transformações e as modificações no ensino de engenharia. A revisão bibliográfica subsidia o desenvolvimento do presente artigo. Na primeira parte, apresenta-se a história dos cursos de engenharia no Brasil nos seus primórdios e durante o século XIX. A segunda parte focaliza as transformações nos cursos de engenharia do século XX e início do XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Rios Bambirra Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Psicóloga, pós-graduada em Gestão e Tecnologia da Qualidade. Mestranda em Educação Tecnologica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Maria Aparecida da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Mestre em Planejamento Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ); doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Mestrado em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Downloads

Publicado

01/12/2008

Como Citar

Santos, S. R. B., & da Silva, M. A. (2008). Os cursos de engenharia no Brasil e as transformações nos processos produtivos - do século XIX aos primórdios do século XXI. Educação Em Foco, 11(12), 21–35. https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.65