A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas

Autores

  • Sirlei de Lourdes Lauxen Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.689

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Formação Pedagógica. Saberes docentes. Ensino Superior.

Resumo

Resumo: O presente texto versa sobre a docência no ensino superior e nela a prática pedagógica dos professores da área da saúde. O objetivo da investigação apresenta como intenção analisar as práticas dos docentes identificando o espaço da aula como lócus da aprendizagem. A metodologia qualitativa, através de um Estudo de Caso teve como instrumentos de pesquisa, questionários semiestruturados e entrevistas, com dez professores da área da saúde. A análise dos dados coletados, referente aos saberes presentes na prática do professor, bem como a organização da aula como espaço de aprendizagem, se dá partir do agrupamento das respostas pela sua proximidade e pelo entrelaçamento entre elas. No estudo fica evidente que os saberes pessoais, pedagógicos, experienciais fazem parte da prática dos professores e, pela ação/reflexão/ação das vivências em aula, através da formação pedagógica em serviço é possível melhorar e avançar nas mudanças necessárias às melhorias e qualidade na educação do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta

Drª em Educação/UFRGS. Professora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social/Unicruz. Lider do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais.

Downloads

Publicado

21/07/2016

Como Citar

Lauxen, S. de L. (2016). A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: desafios enfrentados e vivências construídas. Educação Em Foco, 19(28), 187–210. https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.689