Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um

Autores

  • Sirléia Ferreira da Silva Rosa Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.71

Palavras-chave:

educação a distância, disciplina semipresencial, ambiente virtual de aprendizagem, moodle.

Resumo

Neste estudo analisamos o impacto da implementação de uma plataforma e-learning baseada na web (LMS- Learning Management System) em uma disciplina do curso de graduação em pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte, através do método do estudo de caso. A plataforma denominada moodle permitiu às alunas terem acesso ao conteúdo da disciplina Mídia e Educação a Distância na web, através do download de materiais didáticos, entrega de trabalhos, discussão em fóruns e provas, acesso a vídeos, áudios e links diversos, além de comunicarem entre si. Os resultados deste estudo evidenciaram que as alunas assimilaram com rapidez a utilidade e uso da plataforma, demonstrando um alto nível de interação, aprendizagem em colaboração e construção social do conhecimento, o que foi caracterizado estatisticamente pelo número de acessos a recursos do ambiente, na troca e no teor de mensagens postadas nos diferentes fóruns. Tais resultados demonstraram motivação e abertura dos alunos para a aprendizagem on-line em um ambiente próprio e formal da universidade e confirmaram sua facilidade de uso e importância em processos de ensino-aprendizagem. A natureza da experiência permitiu à professora e às alunas o vislumbramento do uso desse recurso na sua prática profissional formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirléia Ferreira da Silva Rosa, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), especialista em Informática e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Design instrucional da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI-MG); pedagoga, pesquisadora e professora da Faculdade de Educação - Campus Belo Horizonte - da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG). Consultora associada Partner Moodle Brasil Gfarias.

Downloads

Publicado

01/12/2008

Como Citar

Rosa, S. F. da S. (2008). Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um. Educação Em Foco, 11(12), 117–132. https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.71