Educação on-line - análise da interação, colaboração e produção de conhecimento em um
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.71Palavras-chave:
educação a distância, disciplina semipresencial, ambiente virtual de aprendizagem, moodle.Resumo
Neste estudo analisamos o impacto da implementação de uma plataforma e-learning baseada na web (LMS- Learning Management System) em uma disciplina do curso de graduação em pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte, através do método do estudo de caso. A plataforma denominada moodle permitiu às alunas terem acesso ao conteúdo da disciplina Mídia e Educação a Distância na web, através do download de materiais didáticos, entrega de trabalhos, discussão em fóruns e provas, acesso a vídeos, áudios e links diversos, além de comunicarem entre si. Os resultados deste estudo evidenciaram que as alunas assimilaram com rapidez a utilidade e uso da plataforma, demonstrando um alto nível de interação, aprendizagem em colaboração e construção social do conhecimento, o que foi caracterizado estatisticamente pelo número de acessos a recursos do ambiente, na troca e no teor de mensagens postadas nos diferentes fóruns. Tais resultados demonstraram motivação e abertura dos alunos para a aprendizagem on-line em um ambiente próprio e formal da universidade e confirmaram sua facilidade de uso e importância em processos de ensino-aprendizagem. A natureza da experiência permitiu à professora e às alunas o vislumbramento do uso desse recurso na sua prática profissional formal.
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