A experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde da UFMG - o caso da interface saúde/ambiente

Autores

  • Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Andréa Clemente Palmier Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Danielle Ferreira de Magalhães Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • João Henrique Lara do Amaral Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Claudia Regina Lindgren Alves Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.73

Palavras-chave:

Tutoria, educação superior, atenção primária à saúde.

Resumo

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) objetiva qualificar a atenção primária à saúde por meio da capacitação dos profissionais em serviço e da inserção dos estudantes na Estratégia de Saúde da Família. O programa fomentou grupos de aprendizagem tutorial com a participação de professores, profissionais e estudantes da área da saúde. Esse relato descreve as ações da linha de trabalho Interface Saúde/Ambiente do PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Saúde, em Belo Horizonte. Os grupos tutoriais foram capacitados segundo os objetivos do programa. Foi realizada uma pesquisa a respeito da percepção da comunidade e dos trabalhadores da saúde sobre as relações entre saúde e ambiente, e desenvolvidos projetos de caráter educativo. Na continuidade do projeto, serão garantidas as frentes de trabalho já estabelecidas e as informações coletadas pela pesquisa serão utilizadas na proposição de ações segundo as necessidades de saúde da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professor do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tutor do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde).

Andréa Clemente Palmier, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professora do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde).

Danielle Ferreira de Magalhães, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tutora do PET-Saúde.

João Henrique Lara do Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tutor do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde).

Claudia Regina Lindgren Alves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenadora do PET-Saúde.

Downloads

Publicado

01/08/2009

Como Citar

de Abreu, M. H. N. G., Palmier, A. C., de Magalhães, D. F., do Amaral, J. H. L., & Alves, C. R. L. (2009). A experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde da UFMG - o caso da interface saúde/ambiente. Educação Em Foco, 12(13), 13–28. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.73