O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras

Autores

  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG
  • Maria Virgínia Monteiro Teixeira Freitas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.74

Palavras-chave:

Atual modelo de avaliação da CAPES, produtivismo, intensificação do trabalho, síndromes de etiologias variadas.

Resumo

Este trabalho analisa o Modelo de Avaliação da CAPES e seus impactos sobre a vida profissional e pessoal dos professores de um programa de pós-graduação em letras vinculado a uma universidade particular de Belo Horizonte. A pesquisa se desenvolveu no decorrer de 2008 através de um estudo de casos que utilizou a análise documental e a entrevista semiestruturada. O programa investigado é bem avaliado pela CAPES e seus docentes, doutores e pós-doutores se destacam no cenário acadêmico. A pesquisa evidenciou que todos professores criticaram o referido modelo por valorizar a dimensão quantitativa em detrimento da qualitativa; questionaram a pressão para aumentar suas produtividades; afirmaram não dispor de tempo para o lazer; informaram sofrer de síndromes de etiologias variadas. Finalmente, alguns professores explicitaram que estão aprendendo a lidar com o estresse e dedicando-se mais à família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); pós-doutora pela Unicamp e pela Universidade do Porto. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

Maria Virgínia Monteiro Teixeira Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

Downloads

Publicado

01/08/2009

Como Citar

Oliveira, M. A. M., & Freitas, M. V. M. T. (2009). O atual modelo de avaliação da CAPES - seus impactos sobre as vidas profissional e pessoal dos docentes de um programa de pós-graduação em letras. Educação Em Foco, 12(13), 29–52. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.74