Letramento literário - experiências da formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.77Palavras-chave:
Leitura, letramento literário, formação inicial.Resumo
O presente texto propõe-se a analisar e problematizar aspectos relacionados à formação inicial do pedagogo para a dinamização da leitura na escola, tendo como foco a leitura literária e a formação do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental. A questão norteadora interroga a formação inicial do pedagogo e sua relação com o preparo do professor que cuida do ensino da leitura na perspectiva de criar ambientes favoráveis ao letramento literário, propiciar a fruição estética das obras de literatura e formar alunos leitores críticos e autônomos. Tais reflexões resultam de uma pesquisa cuja estratégia metodológica adotada foi o estudo de casos e a realização de entrevistas com discentes e docentes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerias (FaE/UEMG) no sentido de elucidar as práticas de formação e o modo como os futuros mestres integram em suas práticas de estágio e os conhecimentos adquiridos no curso.Downloads
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Publicado
01/08/2009
Como Citar
da Silva, S. A. (2009). Letramento literário - experiências da formação inicial. Educação Em Foco, 12(13), 101–118. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.77
Edição
Seção
Artigos
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