Letramento literário - experiências da formação inicial

Autores

  • Santuza Amorim da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.77

Palavras-chave:

Leitura, letramento literário, formação inicial.

Resumo

O presente texto propõe-se a analisar e problematizar aspectos relacionados à formação inicial do pedagogo para a dinamização da leitura na escola, tendo como foco a leitura literária e a formação do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental. A questão norteadora interroga a formação inicial do pedagogo e sua relação com o preparo do professor que cuida do ensino da leitura na perspectiva de criar ambientes favoráveis ao letramento literário, propiciar a fruição estética das obras de literatura e formar alunos leitores críticos e autônomos. Tais reflexões resultam de uma pesquisa cuja estratégia metodológica adotada foi o estudo de casos e a realização de entrevistas com discentes e docentes do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerias (FaE/UEMG) no sentido de elucidar as práticas de formação e o modo como os futuros mestres integram em suas práticas de estágio e os conhecimentos adquiridos no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Santuza Amorim da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação - Campus Belo Horizonte - Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG)

Downloads

Publicado

01/08/2009

Como Citar

da Silva, S. A. (2009). Letramento literário - experiências da formação inicial. Educação Em Foco, 12(13), 101–118. https://doi.org/10.24934/eef.v12i13.77